14 de dezembro de 2017
A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo, ou seja, tão logo a criança for capaz de interagir através do olhar.
Embora o bebê possa ouvir sons antes mesmo de nascer é em poucas semanas após ter nascido que a capacidade auditiva da criança deve ser testada. O teste de audição é vital já que as crianças aprendem a linguagem ouvindo, e a maioria do desenvolvimento da linguagem infantil ocorre nos primeiros dois anos da sua vida.
O cuidado com a saúde auditiva não costuma fazer parte do check up de rotina que os pais fazem com as crianças. Estudos provam que os ouvidos estão cada vez mais expostos a ruídos nocivos, então é importante ficar bastante atento a questão da audição dos seus filhos.
Além disso algumas pesquisas alertam que pessoas com menos de 30 anos estão apresentando problemas auditivos antes mesmo dos seus pais e avós. Isso tem relação com a evolução da tecnologia e com os novos estilos de vida adotados. Os pais devem estar atentos a alguns detalhes para acompanhar a saúde auditiva de seus filhos.
Veja alguns sinais que indicam problema na audição infantil:
– não reage a barulhos fortes
– não atende quando é chamado pelo nome
– pede para aumentar o som da TV, computador ou telefone com frequência
– se mostra “avoada”
– dificuldade em manter a atenção
– parece irritada e dificilmente faz vínculos com outras crianças
– prefere brincar sozinha
– dificuldade na alfabetização
– troca de fonemas na escrita
– dificuldade de aprendizado em geral
Se um problema de audição não for detectado até ela entrar na escola, ela já terá seu desenvolvimento psicológico totalmente comprometido.