22 de abril de 2016
O sonho da grande maioria dos brasileiros é se tornar dono do próprio negócio, porém muitos sabem que tirar um plano do papel e começar do zero não é uma tarefa tão fácil quanto aparenta ser. É exatamente por esse motivo que o mercado de franquias é tão popular no Brasil.
Abrir uma franquia significa dar início a um negócio próprio, porém com o suporte de uma equipe de supervisão que entende do assunto. Boas franquias oferecem treinamentos, acompanhamento dos resultados e até mesmo orientações durante o período de gestão – vantagens que estão sempre relacionadas às opções que exigem valores mais altos de investimento do empreendedor.
Mas, e quem disse que investir em franquias mais baratas não é um bom negócio? Esse é o assunto que vamos tratar no artigo abaixo!
A grande maioria das pessoas que opta por investir em uma franquia barata toma essa opção por questões financeiras. Como a grande maioria das franquias tradicionais e de marcas conhecidas podem exigir investimentos iniciais que ultrapassam os 100.000, encontrar uma franquia que cobre valores inferiores a esse é uma oportunidade de colocar o pé dentro desse mercado empreendedor sem comprometer o seu capital inicialmente.
Franquias baratas também são procuradas por empreededores experientes e que buscam desafios ou até mesmo iniciar uma carreira em um novo mercado. Com custo inicial de investimento baixo, é mais confortável se arriscar e tornar esse um negócio rentável e de sucesso.
Na hora de escolher sua franquia barata, não é somente no valor de investimento inicial que você deve pensar. Conhecer o perfil da franquia, seu desempenho no mercado, as vantagens oferecidas ao franqueador e o possível comportamento da marca após os primeiros anos de funcionamento.
Não estudar a franquia à fundo antes de fechar negócio pode colocar a perder a sua dedicação em investir em algo mais barato, visto que o risco de fazer escolhas que não se adequam ao seu perfil de empreendedor, ou que não trarão resultados satisfatórios, é muito maior.
Uma franquia bem administrada não depende somente do nome que ela carrega ou das orientações passadas ao franqueado. O papel do empreendedor aqui é essencial para quem busca um resultado satisfatório com seu negócio, porém fazendo um investimento inicial mais baixo do que o usual.
O empreendedor que não dedica seu tempo ao negócio, que não estuda o mercado da franquia e não acompanha as possíveis mudanças que podem atingir seus resultados, está fadado a fracassar – mesmo que ele tenha optado por investir em uma franquia tradicional e de renome.
Tomar a decisão de investir em franquias baratas pode ser um bom negócio, especialmente se você compreende a importância de se dedicar para fazê-la funcionar da melhor maneira possível. Está pensando em começar a empreender? Que tal conhecer uma boa opção de franquia que cabe no seu bolso? Não deixe de assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos como esse!