Outubro Rosa: Por que é importante fazer o checkup ginecológico?

Outubro Rosa: Por que é importante fazer o checkup ginecológico?

Já diz o velho ditado:Prevenir é melhor do que remediar”. Quando se trata de saúde da mulher, o verbo poderia ser trocado por sobreviver. Isso porque as doenças que mais acometem o sexo feminino são o câncer de mama e de colo do útero, além das doenças sexualmente transmissíveis.

Essas doenças só são detectadas nas visitas ao consultório ginecológico e a realização de exames como papanicolau que são fundamentais de serem realizados uma vez por ano. Essa rotina deve começar na pré-adolescência ou logo após a primeira menstruação.

Os exames são fundamentais na prevenção de problemas como lesões no colo do útero, miomas, cistos nos ovários, infecções e endometriose entre outros. A partir dos 40 anos, a mamografia também passa a fazer parte do check-up feminino. O exame é importante na detecção precoce do câncer de mama. Para mulheres que têm casos na família o ideal é começar a fazer o exame aos 35 anos de idade.

Com a chegada da menopausa, a densitometria óssea deve ser adicionada à lista. Esse exame é usado para diagnosticar quadros de osteoporose, que se tornam mais frequentes a partir da menopausa, quando se para de menstruar. Quanto mais cedo o diagnóstico das doenças, mais rápido e eficiente é o tratamento. O acompanhamento ginecológico também é imprescindível na escolha de métodos contraceptivos.

Principais exames femininos:

– Papanicolau

– Ultrassom pélvico transvaginal

–  Ultrassom de mamas

– Colposcopia

– Vulvoscopia

– Captura hibrida

– Exames de sangue.

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

treze + 20 =