Outubro Rosa: 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados

Outubro Rosa: 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados

Outubro é o mês em que todos falam do câncer de mama, mas você sabe do que se trata?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. 

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

Em 2021, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 66 mil pessoas tiveram câncer de mama no Brasil. Desses, cerca de 30% poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

Na grande maioria dos casos, o câncer de mama pode ser detectado na fase inicial, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com maiores taxas de sucesso.
Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Essa faixa etária é que mais tem risco de câncer de mama.

Mamografia
A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.
Mulheres com risco elevado de câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco e definição da conduta a ser adotada.
A mamografia de rastreamento pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama.

A mamografia diagnóstica, exame realizado com a finalidade de investigação de lesões suspeitas da mama, pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico. Ainda assim, a mamografia diagnóstica não apresenta uma boa sensibilidade em mulheres jovens, pois nessa idade as mamas são mais densas, e o exame apresenta muitos resultados incorretos.

Na Docctor Med você encontra mamografia a preços acessíveis e condições facilitadas de pagamento. Faça seu exame e esteja prevenida.

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*