📍 Encontre a unidade mais próxima

Janeiro Branco: como está sua saúde mental?
Voltar

Janeiro Branco: como está sua saúde mental?

18 de janeiro de 2022

O mês de janeiro é sempre associado a planejamentos e recomeços. Aproveitando o momento de reflexão que o mês proporciona por ser o início de um novo ano, foi criada a campanha do Janeiro Branco, a qual tem o intuito de conscientizar a população sobre a saúde mental. O maior objetivo da campanha é discutir a importância da saúde da mente e o cuidado com as emoções. 

Assim como deve-se cuidar da saúde do corpo, a mente também precisa de atenção e cuidado. Ao incitar conversas sobre a saúde mental, tal atitude estimula a conscientização das pessoas acerca do tema. É necessário enfatizar que a saúde mental está atrelada à saúde física. O corpo reage às emoções, sendo assim, consequentemente, o estado mental está associado ao físico. Quando não se está com a saúde mental em dia, o corpo também adoece.

A campanha do Janeiro Branco chama atenção para a necessidade de começar o novo ano de maneira saudável e equilibrada. É cuidando das emoções que se adquire a estabilidade psicológica. Com a saúde mental em dia, é muito mais fácil dedicar-se aos objetivos e metas a serem cumpridos. 

Saúde mental e pandemia

A pandemia do Coronavírus causou (e ainda causa) muitos impactos na saúde mental da população. Segundo a ANS (2021), no contexto pandêmico, é recorrente o aumento do sofrimento psíquico, principalmente àqueles que já tinham declinações para doenças ligadas à mente. Preocupações, perdas, solidão, incertezas e mudanças drásticas de rotina foram as principais causas do aumento significativo de pessoas com doenças mentais. Desse modo, levando em consideração o atual cenário, é ainda mais relevante e necessária a campanha do Janeiro Branco. 

Grande parte das doenças mentais está ligada à ansiedade, estresse e depressão. Crises depressivas e outras enfermidades mentais influenciam diretamente no desenvolvimento de problemas psíquicos mais graves, inclusive, pensamentos e ações suicidas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de óbitos de jovens no mundo. 

Problemas de sono, ansiedade, oscilações extremas de humor e tristeza profunda podem ser sintomas de alguma doença emocional. Assim, como qualquer outra doença do corpo, a doença mental precisa ser acompanhada e tratada por especialistas. Também é fundamental ter ciência de que é possível prevenir tais enfermidades e, inclusive, existem formas que podem auxiliar na prevenção, como por exemplo, a psicoterapia. 

Algumas atitudes podem ser tomadas para doenças mentais serem evitadas e a mais importante delas é a adoção de hábitos saudáveis. Dessa forma, podemos pontuar alguns desses hábitos que são capazes de contribuir para se ter uma boa saúde mental:

É necessário destacar a relevância que a campanha do Janeiro Branco tem ao promover ações informativas e preventivas acerca da saúde mental. Cada vez mais as pessoas passam a entender melhor do que se trata, apesar de ainda existir um tabu quando se refere ao assunto. Porém, não tenha receio ou vergonha de pedir ajuda. Caso se identifique com algum sintoma, procure um profissional especialista. 

Na Docctor Med você encontra psicólogos e psiquiatras que podem te ajudar! Vá até uma de nossas clínicas e tenha o acompanhamento necessário.