23 de outubro de 2017
Eczema atópico, mais conhecida por “dermatite atópica” é um tipo de inflamação da pele causada por reação alérgica nesse órgão, mais frequentes em crianças e adultos que têm rinite alérgica e asma.
Não se trata de uma doença contagiosa, e surge de forma cíclica, tendo períodos de melhora e piora.
Os seus principais sintomas são:
As dobras do corpo são os principais locais afetados pela dermatite. Cotovelos, joelhos ou pescoço, palmas das mãos e plantas dos pés são locais onde normalmente iniciam-se os sintomas, no entanto, nos casos mais graves, pode atingir diversos locais do corpo.
Dermatite atópica no bebê
Na maioria das vezes, a dermatite atópica surge nos bebês no primeiro ano de vida e em crianças de até 5 anos, podendo durar até a adolescência, mas, em alguns casos, podem permanecer a vida inteira.
A dermatite atópica infantil pode surgir em qualquer local do corpo, mormalmente na face, bochechas e nas partes externas dos braços e pernas.
Quais são as causas?
A dermatite atópica é uma doença genética e hereditária, porém, pode surgir e desaparecer de acordo com alguns estímulos, tais como:
O surto de dermatite pode ser diferente para cada caso, com variação de pessoa para pessoa.
É indicado sempre estar longe destas situações para que a dermatite seja controlada, além de usar hidratantes para a pele e remédios anti-alérgicos e anti-inflamatórios em pomada ou comprimido, prescritos pelo dermatologista.
Lembre que quanto mais cedo for feito qualquer tipo de diagnóstico maior é a chance de cura.