6 de julho de 2017
Saiba o que faz um clínico geral, quais doenças ele trata e quando procurar um médico dessa especialidade.
Diferente do que muita gente pensa, o clínico geral não é um médico sem especialização. A Clínica Geral, ou Medicina Interna, como é conhecida aqui no Brasil, é na verdade uma especialidade.
A diferença é que, em vez de tratar de uma parte específica, o clínico geral conhece o corpo humano como um todo em profundidade e está preparado para tratar e acompanhar vários tipos de doenças que não precisam do acompanhamento mais individual de um especialista.
Qual é a função do clínico geral?
Este médico trata de todas as doenças não-cirúrgicas, não ginecológicas e não obstétricas, e apenas em adultos. Pode acompanhar pacientes em clínicas, hospitais, pronto-socorros, unidades básicas de saúde, empresas e em domicílio.
É bem comum que o clínico geral atue como “médico da família”, acompanhando seus pacientes a vida toda. Afinal, ao conhecer seu histórico, ele pode tratar com mais propriedade as queixas de quem ele atende.
O clínico geral está preparado para fazer diagnósticos, pedir e interpretar exames, prescrever tratamentos e acompanhar a evolução de seu paciente. Pode, inclusive, ser de grande utilidade para que, quando a pessoa precise ser encaminhada a um especialista, consiga entender melhor a análise deste médico.
Quando procurar um clínico geral?
Sempre que você notar o surgimento de qualquer sintoma de qualquer doença.
Hoje em dia existe a crença de que não é preciso mais ir ao clínico geral antes de procurar um especialista, o que pode acabar levando o paciente a uma espécie de “auto diagnóstico” em relação ao que está sentindo.
Isso é prejudicial à medida que as conclusões podem ser equivocadas, levando o paciente a perder tempo consultando o especialista errado.
Além disso, dependendo do estágio da doença apresentada, o clínico geral está apto a diagnosticar e prescrever tratamentos. Se for um médico que é sempre consultado pelo paciente, ele já conhece seu histórico, levando em conta inclusive fatores psicológicos e sociais que possam influenciar o quadro daquele paciente.
Um médico que já conhece seu histórico tem a capacidade, inclusive, de dar mais peso aos sintomas relatados. Criar um relacionamento com seu clínico geral permite um diagnóstico em profundidade, com todas os outros fatores que ele já irá saber ao longo dos anos.
Assim, se houver a necessidade de indicação a um especialista, as chances do tratamento ser mais eficaz e preciso serão muito maiores.
O clínico geral não apenas tratará doenças já existentes, mas também prevenirá problemas futuros.
Quais doenças podem ser tratadas pelo clínico geral?
São várias as doenças que podem ser tratadas pelo clínico geral. Esta lista traz alguns exemplos:
Adicionalmente, deve-se procurar o clínico geral nas seguintes situações:
É importante sempre levar exames anteriores ao clínico geral, que avaliará a necessidade ou não de se consultar um especialista.
Qual é a importância de se consultar um clínico geral?
Consultar um clínico geral é importante para evitar o autodiagnóstico e a automedicação, que podem piorar um quadro clínico já existente. Também existe a vantagem de se ganhar tempo, já que as consultas com clínicos gerais são, costumeiramente, mais fáceis de serem agendadas.
Recorrer sempre ao mesmo profissional permite a avaliação mais ampla do seu quadro, uma vez que acompanhar seu histórico médico leva a um diagnóstico mais detalhado e preciso.
O clínico geral, conhecendo todos os fatores que influenciam seu histórico médico, será capaz de tratar uma doença com rapidez e eficácia muito maiores. É uma relação de confiança que traz todos os benefícios ao paciente, promovendo seu bem-estar e aumentando sua qualidade de vida.
Conte com a Docctor Med! Encontre o Centro Médico mais próximo de você.