Como saber se meu filho tem TDAH
Voltar

Como saber se meu filho tem TDAH

22 de maio de 2019

Muitas pessoas confundem crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com crianças sem limites. Se a criança é agitada e mal educada, logo atribuem a ela TDAH, mas, muitas vezes, não é. E como identificar se o meu filho tem TDAH? Há várias situações que podem ajudar a responder essa pergunta.

A criança com TDHA tem bastante desatenção na escola, dificuldades de aprendizagem, não para, é hiperativa, e muito impulsiva e impaciente. É claro que todos esses sintomas podem ocorrer com crianças sem TDAH, porém de forma isolada e em situações de extremo estresse, como por exemplo, a separação dos pais ou a morte de alguém da família ou que ela goste muito.

Nas crianças que não têm TDAH essas atitudes não durarão muito tempo e não são tão intensas. Já quem sofre com o transtorno é agitado em todos os ambientes, em casa, na escola, no convívio social e repete suas ações.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença tratável, o TDAH é diagnosticado após vários testes feitos por um profissional capacitado. Nesses testes são avaliados, se:

– A criança mexe incessantemente pés e mãos

– Distrai-se facilmente

– Não consegue brincar em silêncio

– Fala demais

– Não consegue manter o foco

– Tem impulsividade e turbulências emocionais

O diagnóstico pode explicar muitos problemas de aprendizagem, cognitivos e de memória, desatenção, impulsividade e inquietude motora. Ele pode ser atestado por psicólogos, psiquiatras, neurologistas ou pediatras. Porém, o tratamento é feito com psicólogo ou psiquiatra apenas. Crianças entre quatro e cinco anos indica-se o tratamento com terapias comportamentais.

Tem dúvidas se o seu filho tem TDAH? Leve ele até uma Docctor Med para avaliação com um de nossos médicos.