25 de novembro de 2015
Marque com sim ou não as questões a seguir.
O sucesso de qualquer negócio gira em torno da demanda de mercado. Realmente existem pessoas o suficiente interessadas na solução que o negócio propõe?
Qual é a concorrência na região em que você quer abrir a franquia para os produtos e serviços? Se houver negócios já consolidados, será mais difícil para você crescer nesta região.
É preciso certificar se de que a marca da franquia é conhecida positivamente e traz valor para as pessoas na sua região.
Imagine-se tocando este negócio. Pense no dia a dia e qual seria o seu nível de satisfação com isso.
Um fator de escolha pela franquia é a justamente o fato dela vir formatada, com maior possibilidade de sucesso e menos custos com aprendizado na realização dos processos operacionais (marketing, vendas, finanças, fiscal e etc).
O negócio que pretende começar se encontra num mercado estagnado, em expansão, ou em retração? Procure notícias de fontes confiáveis sobre o setor.
Este passo é importantíssimo. Somente um franqueado dirá com detalhes o que não gostou e o que gostou do negócio.
Você assumirá um compromisso muito sério. Uma ajuda profissional neste momento é vital e vale cada centavo.
Franquias são grandes negócios de difícil formatação. Possuem produtos e fórmulas próprias difíceis de copiar. A franquia que você pretende adquirir se enquadra nisto? Caso não, talvez seja melhor abrir seu próprio negócio.
O erro mais comum é acreditar que uma franquia famosa será garantia de sucesso. Isso é um mito no qual muitos acreditam e acabam falhando. Não existe franquia à prova de falência. Por isso esta checklist é tão importante!