Brasil utiliza apenas 40% da capacidade de mamografias  

Brasil utiliza apenas 40% da capacidade de mamografias  

 

 

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia revelou que o número de mamografias feitas pelo SUS, em 2018, foi o menor dos últimos cinco anos na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade. Enquanto isso as mulheres aguardam por mais de um ano na fila de espera para conseguir fazer o exame em alguns estados brasileiros.

 

 “O número de mamógrafos no país é suficiente. A grande questão é que eles estão mal distribuídos. E o pior: essa pesquisa mostrou que a grande maioria deles é subutilizada. Para você ter uma ideia, apenas 40% da nossa capacidade de mamografias, no Brasil, é utilizada hoje”, afirma Ruffo de Freitas Júnior, diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia.

 

Um mamógrafo em Belo Horizonte realiza 800 exames por mês, com resultados seguros. Mas vai ser desativado no fim do outubro por falta de peças de reposição.

Na Santa Casa de Belo Horizonte, a oferta do número de exames não caiu. Mas, desde o início de 2019, vem sendo registrada uma queda no número de atendimentos. Alguns meses atrás, 50 mulheres faziam, por dia, mamografia na unidade. Agora, são apenas 30.

 

A prevenção é o mais importante. Dona Margarida é um exemplo. Aos 83 anos, não tem preguiça de sair de casa e nem medo de fazer mamografia. “Todo mundo tem que fazer, até as moças novas têm que fazer”, afirma.

 

O Ministério da Saúde declarou que quando a avaliação é feita no período de 2010 a 2018, a realização de exames aumentou 37% na faixa etária dos 50 aos 69 anos.

O ministério afirmou, ainda, que as secretarias de saúde de estados e de municípios têm autonomia para comprar equipamentos ou contratar o serviço na rede privada e que a oferta do exame ocorre na forma de um regime compartilhado com estados e municípios.

 

Caso no seu estado seja difícil conseguir realizar o exame da mamografia, procure uma Docctor Med próxima, pois nossas clínicas oferecem check-ups femininos completos a preços acessíveis e com ótimas condições de pagamento neste Outubro Rosa.

 

Veja onde nos encontramos: https://docctormed.com.br/centrosmedicos/

 

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/10/11/levantamento-mostra-queda-no-numero-de-mulheres-que-fazem-a-mamografia.ghtml

 

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

catorze + 4 =