15 de junho de 2018
Todo mundo está acompanhando a maior competição de futebol do mundo, mas a primeira partida de ontem deu muito o que falar para alguns. Tudo porque o uniforme das equipes era composto pelas cores vermelho, azul e verde, as cores primárias que permitem formar qualquer tonalidade de cor.
O Daltonismo ou Discromatopsia é a incapacidade ou diminuição da capacidade de ver a cor ou perceber as diferenças de cor em condições normais de iluminação e embora a condição possa afetar pessoas de ambos os sexos, é mais comum que homens tenham o daltonismo devido à hereditariedade e aos cromossomos envolvidos.
Para identificar o daltonismo de maneira rápida existe um teste muito simples que você pode fazer aqui mesmo, verifique a imagem abaixo e identifique os números:
Os números que devem ser identificados são, da esquerda para a direita: 2, 29, 5 e 42.
Esse teste para daltônicos serve apenas para exemplificar e facilitar o processo, podendo existir alterações na percepção das cores dependendo do seu monitor, resolução utilizada ou iluminação, por isso, é muito importante se dirigir à um Oftalmologista Docctor Med caso tenha tido dificuldades em identificar qualquer um dos números, para fazer o teste de daltonismo completo.
O teste de daltonismo completo tem como intuito identificar a deficiência de cada cone, sendo parcial ou total para classificar o daltonismo em um dos tipos distintos:
Protanopia (Vermelho): O daltónico que padece de protanopia tem dificuldade em distinguir as cores vermelhas.
Deuteranopia (Verde): O daltónico que padece de deuteranopia tem dificuldade em distinguir as cores verdes.
Tritanopia (Azul): O daltónico que padece de tritanopia tem dificuldade em distinguir as cores azuis.
Protanomalia (Vermelhos): A protanomalia caracteriza-se pela deficiência parcial nos cones vermelhos. Todavia, enquanto na protanopia existe deficiência total, na protanomalia existe apenas deficiência parcial.
Deuteranomalia (Verde): Porém, enquanto na deuteranopia existe deficiência total, na deuteranomalia existe apenas deficiência parcial.
Tritanomalia (Azul): A tritanomalia é a deficiência parcial nos cones azuis. Todavia, enquanto na tritanopia existe deficiência total, na tritanomalia existe apenas deficiência parcial.
O daltonismo é uma condição genética> hereditária comum (herdado), isto é, significa que é normalmente transmitido pelos pais. O daltonismo também pode ser causado por danos físicos ou químicos nos olhos, nomeadamente na retina ou nervo ótico, ou de partes do cérebro. Doenças como diabetes e a esclerose múltipla, entre outras doenças são também possíveis causas do daltonismo.
Atualmente, o daltonismo não tem cura, mas a comunidade científica tem avançado consideravelmente em técnicas e ferramentas paliativas para dar uma qualidade de vida maior a todos que são afetados pela condição, como a criação de lentes específicas que auxiliam na visão e percepção de cores ou filtros coloridos com a cor específica para a pessoa, o que definitivamente auxilia em atividades profissionais.
Vá até um Oftalmologista Docctor Med e faça seu teste de daltonismo!
Docctor Med. Consultas médicas e exames acessíveis para toda a família.