9 de maio de 2018
Dia 7 foi a data em que focamos na prevenção de alergias, independente do tipo, as alergias podem variar entre pequenos incômodos até casos graves que podem ameaçar a integridade física de uma pessoa. As alergias podem ser categorizadas em 3 tipos, Respiratórias, Alimentar e as de Pele, mas vamos pelo básico!
A alergia ocorre quando o sistema imunológico reage a substâncias geralmente inofensivas. Tais elementos são conhecidos como alérgenos, alguns são bem comuns como ácaros, pólen, pelos de animais e alguns mais específicos de pessoa para pessoa, como medicamentos e alimentos. A reação de hipersensibilidade (alergia) varia de pessoa para pessoa, provocando inflamações diferentes em pessoas vulneráveis.
Os tipos mais comuns de alergias são:
Respiratórias: Rinite alérgica, Alergia à poeira, Alergia a animais de estimação e Alergia ao pólen.
Alimentar: Embora sejam mais específicas e cada paciente têm uma reação diferente ao mesmo tipo de alimento, os alimentos alergênicos mais comuns são Soja, Amendoim, Nozes e Castanhas e Leite
De pele: Alergia a cosméticos, Alergia ao níquel, Alergia ao látex.
Sobre alergia à Leite: Apesar de apresentar sintomas parecidos, a intolerância é diferente da alergia alimentar. Em pacientes com intolerância à Lactose, o organismo apresenta dificuldade na digestão e não existe a interferência do sistema imunológico. Já no processo alérgico, ocorre uma reação anormal acionada pelo sistema imune, que pode trazer complicações mais graves caso não tenha um acompanhamento médico.
Os sinais e sintomas de cada alergia variam de acordo com o alérgeno envolvido, mas cada tipo de alergia possui um quadro específico de reações como:
Ao identificar esses sintomas, é muito importante passar com um clínico e garantir que seu quadro seja tratado corretamente o mais rápido possível.