29 de janeiro de 2018
A diferença está na graduação. O nutrólogo é formado em medicina e posteriormente faz uma especialização em nutrologia médica. Já o nutricionista é graduado em nutrição e pode se especializar em diferentes especialidades nessa área (esportiva, funcional, clínica, etc.).
As duas áreas estão ligadas à alimentação, porém com enfoques diferentes.
Os nutrólogos, por exemplo, são capacitados para diagnosticar problemas que podem ser o motivo do ganho ou perda de peso de um paciente. O objetivo não é apenas fazer com que a pessoa emagreça ou ganhe peso, mas sim descobrir o que está acontecendo com o organismo desse paciente. Assim, depois de analisar todas as causas, indica-se um tratamento adequado e especializado.
O nutricionista tem um conhecimento muito mais específico sobre os alimentos, enquanto o nutrólogo tem um enfoque maior em identificar as deficiências e fazer um possível diagnóstico. Sendo assim, acabam desenvolvendo um trabalho em parceria, onde o nutrólogo poderá solicitar ao nutricionista uma dieta específica e adequada para as deficiências de um paciente.
Pegando um exemplo prático:
Alguns outros casos onde o NUTRÓLOGO deverá ser consultado:
Lembre que sempre é bom estar com seus exames em dia.