10 de maio de 2016
Muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio e se livrar das desvantagens de trabalhar sob a supervisão de um chefe e ter seus horários e rotinas controladas por legislações trabalhistas. Uma das melhores maneiras de mergulhar no mercado da própria empresa é optar por abrir uma franquia e usufruir dos benefícios que esse tipo de escolha pode oferecer para o novo empreendedor.
Apesar de ser uma solução prática, a abertura de uma franquia pode levantar algumas dúvidas que frequentemente não são solucionadas antes do novo empreendedor fechar negócio. Para lhe ajudar a não errar na hora de abrir a sua franquia, que tal conferir como tomar essa decisão da melhor maneira possível? Dê uma olhada nesse passo a passo que preparamos para você!
Antes de tomar a decisão de abrir uma franquia é preciso, primeiramente, descobrir qual o segmento de atuação profissional que mais lhe chama a atenção, para poder escolher algo que realmente tem relação com o que você deseja trabalhar.
Se você, por exemplo, gosta de lidar com pessoas ou com a promoção do bem-estar, talvez franquias no segmento da saúde ou da beleza sejam escolhas mais adequadas do que optar por uma franquia de alimentação ou escola de idiomas, por exemplo. Por isso, antes de fechar negócio com a franquia que você julga ser mais rentável, faça essa pesquisa por área de interesse para encontrar a melhor opção.
Depois de decidida a fatia do mercado que você pretende atuar, é hora de começar a explorar as possibilidades de franquias que existem dentro desse segmento profissional. Faça uma ampla pesquisa sobre todas as franquias, seu valor de investimento, número de lojas franqueadas abertas, principais resultados financeiros e até mesmo se elas existem na cidade em que você pretende atuar.
Essa visão geral vai lhe ajudar a compreender melhor o tipo de mercado que você está entrando.
Depois de decidir as franquias que você gostaria de investir, é chegada a hora de estudar um pouco as burocracias relacionadas com a abertura de um negócio de franquia no Brasil. Existe uma lei destinada somente a essa atividade, chamada Lei de Franquias (Nº8955/94), que pode lhe ajudar a compreender melhor como tudo deve funcionar. A ajuda de um consultor, nesse momento, pode ser importante.
Depois é chegada a hora de pedir o Circular de Oferta de Franquia (COF) da empresa em que você pretende investir. Nesse documento você vai conhecer os valores de investimento, o histórico da franqueadora, as possibilidades de negócio e até mesmo o perfil ideal dos franqueados que eles procuram. Essa COF lhe dá 10 dias de prazo para avaliar e decidir se você vai mesmo realizar esse investimento. Em caso de decisão positiva, você vai receber o contrato e precisa, nesse momento, fazer uma avaliação minuciosa de tudo que está apresentado lá, para conhecer seus direitos e deveres ao fazer parte desse negócio.
Antes de fechar negócio com seu possível franqueador, é interessante conhecer sua capacidade de investimento, para saber se aquele negócio realmente vai caber no seu bolso e, principalmente, no seu planejamento financeiro. Lembre-se que, além da taxa de franquia, você também paga uma taxa mensal de royalities e de publicidade – além da manutenção natural do seu negócio (aluguel do espaço, impostos e encargos trabalhistas).
Bater um papo com franqueados da rede que você pretende investir pode ser também uma boa ideia para entender melhor os benefícios e desvantagens dessa atividade. Eles podem te dar uma visão mais real do negócio e lhe ajudar a entender se será interessante ou não, para você, tomar a decisão de investir nessa franquia.
Ninguém abre um bom negócio sem, é claro, um bom ponto de venda ou atuação. Por isso, nesses dez dias que você tem de avaliação, que tal pesquisar quais são suas possibilidades de locais para se instalar nesse mercado?
Quando for tomada a decisão de realmente investir em uma franquia, comece a dedicar uma parte do seu tempo para estudar mais sobre esse assunto. Isso significa fazer cursos relacionados com essa atividade profissional, como os oferecidos pelo SEBRAE, e até mesmo outros cursos de gestão de projetos, pessoas e de finanças. Quanto mais preparado você estiver para esse mercado, melhores serão seus resultados!
Contrato assinado, local escolhido e tudo em mãos para abrir seu negócio? Siga em frente, sempre com o suporte do seu franqueador, para fazer sua franquia funcionar da melhor maneira possível!
E ai? Com esse passo a passo, acredita que vai conseguir abrir uma franquia? Compartilhe conosco suas dúvidas!