30 de maio de 2017
O consumo de tabaco pode ser o hábito insalubre mais difícil de quebrar. Mas não desanime. Você pode parar!
Obstáculos ao abandono:
A maioria dos fumantes já sabe que fumar é prejudicial à sua saúde e quer parar. Muitos tentam desistir – um, dois, três ou talvez até oito ou 10 vezes. Muitas vezes leva várias tentativas, porque é mais do que uma questão de força de vontade. Quando você fuma, seu corpo e sua mente se tornam viciados. Você tem que superar esses dois aspectos do vício para deixar de fumar para sempre.
Os obstáculos que alguém que quer parar de fumar são:
Retirada física
Os sintomas de abstinência física fazem parar qualquer droga viciante desconfortável.
A nicotina – a droga viciante no tabaco – é uma das mais difíceis de vencer. As pessoas que tentam reduzir ou parar de fumar geralmente experimentam um ou mais sintomas de abstinência. Os sintomas podem chegar dentro de algumas horas do último cigarro e incluem:
ânsias para um cigarro
tontura
irritabilidade
ansiedade
depressão
dor de cabeça
incapacidade de se concentrar
impaciência
raiva
fome excessiva
dificuldade para dormir
cansaço.
Os primeiros dois ou três dias após o abandono são os piores sintomas de abstinência. Depois diminuem gradualmente ao longo de um mês ou mais.
Retirada mental
Para muitas pessoas, fumar é parte de uma rotina diária. Certos eventos, como terminar uma refeição ou ter a primeira xícara de café da manhã, se associam a acender um cigarro. A fim de parar de fumar, um fumante deve quebrar essas rotinas.
Dores emocionais
Todo mundo experimenta sentimentos desagradáveis de vez em quando, como raiva, tédio ou frustração. Fumar é uma maneira de as pessoas lidarem com esses sentimentos. Quando os fumantes tentam parar, eles precisam de maneiras alternativas de lidar.
Veja algumas dicas nesse vídeo que foi elaborado pelo site tuasaude.com