8 dicas de alimentação durante a época de festas
Chegou o final de ano e com ele as inúmeras confraternizações. Temos a festa da empresa, a reunião com amigos, a festa da faculdade, a do colégio e é claro não podemos esquecer do Natal e do Ano Novo. As tentações alimentícias são enormes: panetones, rabanadas, churrascos, sobremesas deliciosas, brindes e mais brindes, tudo isso bem ali, ao alcance, tanto das nossas mãos como dos nossos olhos.
É nesse momento que alguns excessos alimentares ocorrem, e com esses excessos vem as indigestões. Conhecida popularmente como congestão a indigestão é uma interrupção da digestão, causada entre outros motivos pelo excesso alimentar e pelo consumo de álcool.
O consumo exagerado de qualquer tipo de alimento pode causar o desconforto, mas os alimentos pesados, fritos ou muito gordurosos costumam ser os principais protagonistas por levarem mais tempo para serem digeridos.
Medicamentos efervescentes e antiácidos podem aliviar esses sintomas em algumas horas.
A indigestão normalmente gera muito desconforto como distensão e dor no abdômen, além de causar enjoo, náusea e azia, e dependendo da intensidade podem até causar desmaio.
Veja 8 dicas para a alimentação durante a época de festas
- Modere nas porções de carnes gordurosas elas são mais difíceis de digerir;
- Coma frutas elas ajudam na hidratação;
- Água de coco ou água saborizada, com pedaços de gengibre, cravo ou canela ajudam no processo de desintoxicação do organismo;
- Cuidado com os petiscos, ficar beliscando aperitivos ou mesmo itens da ceia acaba se tornando perigoso pois perde-se a noção da quantidade do que se come;
- Fique atento às quantidades, principalmente pela grande variedade de comidas que costumam ter nas ceias, modere o tamanho das porções de cada alimento isso é ideal para não cometer excessos;
- Evite comer rápido demais sem mastigar direito os alimentos e ingerir líquidos exageradamente durante as refeições;
- Tente revezar tomando água entre um copo e outro de bebida principalmente quando se está ingerido destilados e fermentados como os vinhos e espumantes;
- Uma última dica: continue a se exercitar durante essa época do ano e não espere Janeiro para começar ou recomeçar mesmo se evitar estiver de férias uma simples caminhada já ajuda a queimar calorias.
Lembre que sempre é bom estar com seus exames em dia, se por ventura eles não estiverem marque um check-up médico em conjunto com uma consulta com o nutricionista.
Adicionar Comentário