15 de janeiro de 2018
Com o aumento da temperatura no verão, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de água pelo organismo tornam-se maiores. A desidratação, tão comum nesse período do ano principalmente em crianças e bebês pode ser evitada com boa alimentação e ingestão de líquidos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo diário de dois litros de água para a manutenção do corpo hidratado e saudável, o que equivale entre oito a dez copos ao dia. Para as crianças, esta quantidade é um pouco menor, de quatro a seis copos ao dia.
O aumento da transpiração ou uma intoxicação alimentar são as principais causas do problema. Quanto menor a idade, maior a necessidade de líquido, devido a relação de porcentagem de peso. Além disso, as crianças possuem uma capacidade limitada de retenção de líquidos.
Para a hidratação, além da água pode-se ingerir sucos, chás gelados e a água de coco. A água de coco é muito interessante uma vez que sua composição é semelhante à dos líquidos corporais, contribuindo para a hidratação e para a reposição de minerais como o potássio, geralmente perdido pela transpiração.
Sendo assim a boa hidratação é fator fundamental para que todas as funções sejam desempenhadas de maneira adequada.
5 dicas para estimular a hidratação das crianças
1. Ofereça frequentemente líquidos para as crianças mesmo que elas não peçam;
2. Para estimular a hidratação dos pequenos, use copos atrativos e canudos coloridos;
3. Faça cubinhos de suco de fruta ou água de coco para incrementar as bebidas;
4. Aromatize a água com gotas de limão ou folhas de hortelã para ficar mais refrescante;
5. Ofereça água de coco, uma vez que ela agrega minerais importantes que são perdidos pela transpiração como o potássio. Sucos e chás também são boas opções.
Mas lembre-se que o recomendável é ter o acompanhamento de um nutricionista para auxiliar a educação alimentar.