21 de fevereiro de 2019
Na próxima semana começa mais um Carnaval no Brasil. São quatro dias de muita diversão, mas que não pode se esquecer de cuidar da alimentação e da hidratação, principalmente. Lembre-se que a maioria das bebidas alcoólicas são bastante calóricas e devem ser consumidas com moderação.
Procure intercalar o consumo de bebida alcoólica com doses de água. E nunca beba com o estômago vazio para evitar a hipoglicemia, que acontece quando diminui a quantidade de açúcar no sangue. A hipoglicemia causa uma sensação de tontura, visão turva e mal-estar.
Os movimentos de pular e dançar por muito tempo também ajudam a eliminar muito líquido e sais minerais do nosso corpo, como potássio, magnésio e sódio. Por isso, é fundamental repô-los, bebendo de 2 a 3 litros de água por dia e sucos de frutas, água de coco e isotônicos antes, durante e depois da folia.
Veja nossas dicas para se divertir muito sem ficar doente:
1. Beba muito líquido, principalmente água, sucos de frutas, água de coco e isotônicos;
2. Não consuma bebida alcoólica de estômago vazio para evitar a hipoglicemia
3. Faça todas as refeições durante o dia;
4. Evite alimentos gordurosos e frituras;
5. Prefira as carnes brancas e vermelhas magras que contêm menos gordura e são mais fáceis de serem digeridas;
6. Consuma frutas, verduras e legumes, que são ricos em vitaminas e sais minerais;
7. Consuma, em todas as refeições, alimentos ricos em carboidratos, como arroz, macarrão, batata, pães, cereais e outros, de preferência integrais, pois o carboidrato vai fornecer energia para curtir todos os dias;
8. Na hora da sobremesa, prefira sempre frutas, gelatinas, sorvete de frutas ou compotas geladas;
9. Prepare sanduíches naturais com diversos tipos de pães (aveia, centeio, trigo, integral), recheados com peito de peru, frango, atum, sardinha, rosbife, queijo branco, ricota, queijo cottage, além de hortaliças e legumes (folhas em geral, cenoura e beterraba ralada, tomate e outros). Evite utilizar maionese e ovos na preparação;
10. Use preservativo em todas as relações íntimas. Essa é a melhor forma de prevenir uma gravidez indesejada e evitar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes genital e AIDS. Além disso, é importante lembrar que a pílula do dia seguinte não deve ser usada constantemente, especialmente no carnaval, pois ela contém uma grande quantidade de hormônios que juntamente com o excesso de álcool podem prejudicar o organismo.