consulta-psicologia

Horários disponíveis

Psicologia

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o beneficio geral da sociedade.

A avaliação psicológica

É composta por aplicação de testes, entrevistas, dinâmicas, analise documental, observação,  compreendido como um processo cientifico, podendo sua aplicação ser de maneira individual ou em grupo. Esta bateria resulta no conhecimento mais profundo da personalidade, aptidão do avaliado, tendo por finalidade diversos contextos – Trânsito, Jurídico, Admissional, etc.

Orientação Vocacional e profissional

A orientação vocacional e profissional visa facilitar o processo de escolha ocupacional e dar subsídios para a formação de uma identidade profissional para aquelas pessoas que apresentam uma problemática nessa esfera. 0 trabalho pode ser conduzido tanto de forma individual, como em grupo.

Cirurgias em geral que necessitem de laudo Psicológico (laqueadura, plástica reparadora, etc.) e Cirurgia Bariátrica e Transgenitalização;

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica busca investigar quais as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas. Através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas.

A avaliação neuropsicologica  tem por objetivo poder coletar os dados clínicos para auxiliar na compreensão da extensão das perdas e explorar os pontos intactos que cada patologia provoca no sistema nervoso central de cada paciente. A partir desta avaliação neuropsicológica é possível estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos e/ou grupos de pacientes com disfunções adquiridas, genéticas, primariamente neurológicas ou secundariamente a outros distúrbios.

Psicodiagnóstico (infantil, adolescente e adulto)

“Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos (…) que visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com o foco na existência ou não de psicopatologia” (Cunha, 2000, p. 23) . Ela o define como um processo científico de tempo limitado que “utiliza técnicas e testes para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos (…), comunicando os resultados com base nos quais são propostas soluções” (Cunha, 2000, p. 26).