27 de maio de 2016
As franquias de sucesso são reflexo de um dos modelos de negócio mais utilizado pelos brasileiros nos últimos anos. Os motivos disso são inúmeros: há menos burocracia para sua abertura, o empreendedor trabalhará com uma marca que já é conhecida e aceita pelo público, nem sempre é necessário um investimento robusto, o retorno financeiro normalmente ocorre em um período de tempo menor do que o habitual, além de ser um ramo que ainda está longe da saturação.
Mas o que é preciso para que sua franquia seja um sucesso? Existe algum segredo para isso? É sobre estes pequenos segredos que vamos falar:
Fazer o que se gosta, oferecendo qualidade e atendendo as necessidades dos clientes é uma das peças-chave para você alcançar o sucesso em qualquer negócio, principalmente para se ter uma franquia lucrativa. Unir seu gosto, sua expertise e seus conhecimentos na área da franquia, ajudará você a alcançar os resultados e o sucesso em um tempo mais curto.
Um dos primeiros sinais de uma franquia de sucesso é a sua experiência de mercado. Franquias bem sucedidas sempre oferecem experiências inesquecíveis.
Pesquise sobre o que a marca da franquia já fez e qual o tamanho do seu reconhecimento, principalmente frentes a outros franqueados e clientes. Não contente-se apenas com as informações repassadas pelo franqueador (aquele que cede a marca).
Com isso, você conseguirá trocar muitas informações os empreendedores que já possuem uma franquia da marca com a qual deseja trabalhar. Assim você aprende com quem já chegou onde você também quer chegar.
Uma das principais características de franquias de sucesso e que são destaque em seus segmentos é sua reputação. A reputação é um conceito constituído da percepção que o público e as pessoas constroem no decorrer do tempo. Neste caso, sobre a marca.
Quando for escolher a franquia na qual deseja investir, avalie a sua relevância, porque isso é determinante para o seu sucesso. A construção da reputação não vem da irrelevância de uma marca, nem é feita apenas de ações de publicidade e marketing, ela vem daquilo que falamos no primeiro item do texto: serviço de qualidade e atendendo aos anseios dos consumidores.
Antes de bater o martelo sobre a franquia escolhida, pesquise sobre como anda a imagem e, consequentemente, a reputação da mesma. Duas ferramentas bem eficazes para esta pesquisa são o site Reclame Aqui, onde você pode ter conhecimento sobre as experiências negativas dos consumidores com as respectivas marcas, e no site da ABF – Associação Brasileira de Franchising, que mostra um pouco sobre as franquias associadas e o conceito de cada uma.
Para a franquia obter o resultado que você deseja, é imprescindível que a sua gestão seja otimizada. Franquias saudáveis excepcionalmente controlam rigorosamente os seus gastos, mas sem perder qualidade em seus serviços.
Assim, a otimização dos investimentos possibilitará investir também em publicidade, marketing e em outros setores que precisem de melhorias. Este processo vai colocar a sua franquia em um círculo autossustentável, fazendo dela um sucesso no que diz respeito ao retorno de investimentos.
Por último, mas não menos importante, um dos principais segredos das franquias de sucesso: que elas solucionem algum problema dos clientes. No ato da compra ou no uso do serviço, o consumidor está, de alguma forma, resolvendo seu problema. É aí que a sua franquia entrará: ajudando seu cliente e facilitando a sua vida.
Agora que já conhece alguns dos segredos para o sucesso das franquias, sabe como abrir uma de maneira rápida e simples, siga estes 5 itens, que você conseguirá obter excelência e, consequentemente, sucesso no mercado. E para você, existe alguma outra dica sobre franquias de sucesso? Compartilhe suas ideias conosco!