A otorrinolaringologia é a especialidade médica que trata de problemas relacionados ao ouvido, nariz, seios da face e garganta, seja através de medicamentos, seja por meio de procedimentos cirúrgicos.
Labirintite – Distúrbios do labirinto
A labirintite é um distúrbio do ouvido que causa vertigem, dificuldade de focar os olhos, tontura, perda de equilíbrio entre outros. Existem muitas causas prováveis para a labirintite, mas as seguintes situações aumentam o risco de aparecimento da doença: histórico de alergias, doença viral recente, infecção no ouvido, estresse, entre outras. O tratamento correto é importante para amenizar as crises de labirintite.
Desvio do Septo Nasal
O septo separa uma narina da outra, mas problemas inflamatórios ou durante o desenvolvimento dos ossos, traumatismos e acidentes podem causar alterações e gerar problemas. Pode causar dificuldade para dormir, respiração boca, ronco e dores de cabeça. Após exame clínico o otorrinolaringologista diagnosticará o desvio e indicará o melhor tratamento.
Amigdalite
A amigdalite é a inflamação das amídalas, podendo ser bacteriana ou viral. Tem como sintomas a dificuldade em engolir, dor no ouvido, febre e dor de cabeça. O tratamento dependerá do que estiver causando a amigdalite. A retirada das amígdalas é indicada em caso de amigdalite de repetição.
Otite
A otite é uma infecção do ouvido. As crianças são mais propensas a ter esse tipo de infecção, que deve ser tratada corretamente, pois pode levar a complicações graves. Pode ser causadas por bactérias e vírus, e tem como sintomas a dor de ouvido, febre, dor de cabeça e problemas para dormir. Existem testes que podem confirmar o diagnóstico da doença e o melhor tratamento será indicado pelo médico.
Teste da Orelhinha
Utilizado para avaliação da audição e triagem de surdez em recém nascidos e crianças, principalmente no primeiro ano de vida. É introduzida uma pequena sonda na parte mais externa da orelha, sendo emitido um breve som. O exame é automático, preciso e indolor. Recomendado para todos os recém-nascidos.
Exame dos Pares Cranianos
É um teste clinico com objetivo de avaliar a função dos nervos cranianos relacionados com o nervo auditivo. É realizado observando-se a motricidade e a sensibilidade dos nervos III, IV, V, VII cranianos. Nenhum preparo é necessário para o exame.
Videoendoscopia Nasal e Laríngeas / Nasofibrolaringoscopia
Exame do nariz, da faringe e da laringe. É realizado com aparelhos rígidos ou flexíveis com excelente definição de imagem, sendo geralmente gravados em DVD. É um exame importante nos pacientes com problemas da deglutição, ronco e apnéia do sono, alterações da voz e naqueles pacientes muito sensíveis à endoscopia realizada pela boca, além de outros.
Nas crianças, permite visualizar os adenóides e a laringe. No caso de distúrbios da voz o Serviço conta com videoestroboscopia, conferindo maior precisão ao diagnóstico. Este exame não causa dor e o desconforto é pequeno. Pode ser realizado em todas as idades, necessitando de poucos minutos. Não é necessário nenhum preparo especial.
Videoendoscopia da Deglutição – VED
Exame que avalia a deglutição, ou seja, o processo de engolir. É realizado com leite ou alimentos sólidos, líquidos e pastosos misturados a corantes e visualização por videoendoscopia.