A oftalmologia é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças
relacionadas à visão, à refração e aos olhos e seus anexos.
Exames
Angiografia Fluoresceínica Digital
Também chamado de angiofluoresceinografia, é um exame de imagem com contraste (fluoresceína, não-iodado) que avalia alterações na retina e disco óptico. Realizado em doenças da mácula, como edema macular e degeneração macular, e na avaliação dos vasos da retina, em retinopatia diabética, trombose de veias da retina, entre outros. É necessário dilatar as pupilas para este exame.
Autorrefração Computadorizada
Medida da refração ou do grau dos olhos por aparelho computadorizado.
Biometria Ultrassônica
Exame que determina o comprimento do olho por ondas de ultrassom. É solicitado aos pacientes que necessitam operar catarata pois a partir dos dados do exame é determinado o grau da lente intraocular a ser implantada.
Campimetria Computadorizada
Exame que avalia o campo visual e detecta possíveis áreas com defeito visual. É útil para diagnóstico e acompanhamento de glaucoma e em problemas do nervo óptico.
Ecografia Ocular
Exame de imagem por ondas de ultrassom que avalia as estruturas internas do globo ocular e da órbita.
Fundoscopia (exame de fundo de olho)
É realizado durante a consulta oftalmológica para examinar a parte interna do olho, incluindo a retina e o disco óptico.
Gonioscopia
Consiste na visualização do ângulo entre a córnea e a íris, local onde é feito o escoamento do líquido formado dentro do olho (humor aquoso), o qual exerce efeito sobre a pressão ocular. É um exame importante em pacientes com glaucoma ou suspeita de glaucoma.
Mapeamento de Retina
Exame realizado após a dilatação das pupilas para examinar a retina em detalhe. É indicado principalmente em pacientes míopes, hipertensos, diabéticos, ou que sofreram trauma ocular, para detectar eventuais alterações em qualquer porção da retina.
Microscopia Especular da Córnea
Exame que analisa a camada mais posterior da córnea, chamada de endotélio. A microscopia especular avalia por feixe de luz refletida o número e o aspecto das células do endotélio. É indicado em pacientes que serão submetidos a cirurgia de catarata, cirurgia refrativa a laser, bem como na suspeita de problemas da córnea.
Motilidade Ocular
Avaliação do alinhamento nos olhos nas diversas posições do olhar, para detecção de desvio da posição normal dos olhos. É realizado no acompanhamento do estrabismo e no planejamento cirúrgico da correção de estrabismo.
OCT (Tomografia de Coerência Óptica)
Exame tomográfico da retina, que obtém imagens em corte das diversas camadas da retina. Permite também medir com precisão a espessura da retina e de eventuais lesões. Obtendo imagens de alta definição, o OCT detecta alterações na microestrutura da retina que não são possíveis de serem vistas em outros exames.
PAM (Potential Acuity Meter)
Exame que mede o potencial de visão do olho, isto é, a capacidade máxima de visão do olho que está sendo avaliado. É realizado sob dilatação das pupilas, com projeção de um feixe de luz diretamente sobre o fundo do olho.
Papilografia
Registro fotográfico da papila ou disco óptico para avaliação de sua forma, contorno, tamanho, coloração e escavação. É útil em suspeita de glaucoma e em acompanhamento de pacientes com diagnóstico de glaucoma ou doenças do nervo óptico. É necessário dilatar as pupilas para este exame.
Paquimetria Ultrassônica
Exame que mede por ondas de ultrassom a espessura da córnea. É solicitado em diversas situações clínicas, tais como no pré-operatório de cirurgias a laser, na suspeita de problemas de córnea como o ceratocone e a córnea guttata, e na avaliação de possível glaucoma.
Pentacam (tomografia da córnea e do segmento anterior)
O Instituto de Oftalmologia de Porto Alegre disponibiliza o aparelho Pentacam, exame de última tecnologia para avaliar a córnea, a câmara anterior do olho, a íris e o cristalino. As imagens tomográficas são obtidas em 360° e em 3 dimensões. Avalia conjuntamente a elevação, a curvatura e a espessura em todos os pontos da córnea. O Pentacam é realizado antes de cirurgias refrativas a laser e em doenças da córnea como o ceratocone. Também pode ser utilizado para detectar e quantificar o grau de catarata.
Pacientes que usam lentes de contato gelatinosas devem suspender o uso 2 dias antes, e lentes rígidas, 7 dias antes do exame.
Retinografia Digital
Documentação fotográfica do fundo de olho, incluindo a retina e o disco óptico. É utilizado para documentar e monitorar alterações de retina e do disco óptico. Este exame é realizado sob dilatação das pupilas.
Teste de Adaptação de Lentes de Contato
Teste com lentes de prova para selecionar a lente de contato mais adequada para cada paciente. Com a lente selecionada no olho, o médico avalia se as características da lente como diâmetro e curvatura estão adequadas, se a posição da lente no olho está correta e também se o movimento da lente ao piscar é o ideal. Após, verifica-se o grau das lentes, o qual pode diferir do grau dos óculos, e a visão do paciente com as lentes de contato. Seguem-se orientações ao paciente de como manusear as lentes, higiene e conservação das mesmas.
Teste de Schirmer
Mede a quantidade de lágrima que os olhos produzem. É solicitado a pacientes com sintomas de olho seco.
Tonometria
Método de medida da pressão intraocular. É realizado rotineiramente nas consultas e visa detectar precocemente o glaucoma ou o aumento de pressão intraocular.
Topografia da Córnea
Exame que avalia a curvatura da córnea. Deve ser realizado em diversas situações, como antes de cirurgias refrativas a laser, antes de adaptar lentes de contato, e para diagnóstico e acompanhamento de ceratocone. Pacientes que usam lentes de contato gelatinosas devem suspender o uso 2 dias antes, e lentes rígidas, 7 dias antes do exame.