Qual a diferença entre um nutricionista e um nutrólogo?
Voltar

Qual a diferença entre um nutricionista e um nutrólogo?

29 de janeiro de 2018

A diferença está na graduação. O nutrólogo é formado em medicina e posteriormente faz uma especialização em nutrologia médica. Já o nutricionista é graduado em nutrição e pode se especializar em diferentes especialidades nessa área (esportiva, funcional, clínica, etc.).

As duas áreas estão ligadas à alimentação, porém com enfoques diferentes.

Os nutrólogos, por exemplo, são capacitados para diagnosticar problemas que podem ser o motivo do ganho ou perda de peso de um paciente. O objetivo não é apenas fazer com que a pessoa emagreça ou ganhe peso, mas sim descobrir o que está acontecendo com o organismo desse paciente. Assim, depois de analisar todas as causas, indica-se um tratamento adequado e especializado.

O nutricionista tem um conhecimento muito mais específico sobre os alimentos, enquanto o nutrólogo tem um enfoque maior em identificar as deficiências e fazer um possível diagnóstico. Sendo assim, acabam desenvolvendo um trabalho em parceria, onde o nutrólogo poderá solicitar ao nutricionista uma dieta específica e adequada para as deficiências de um paciente.

Pegando um exemplo prático:

  1. “Preciso fazer uma reeducação alimentar pois quero emagrecer para estar com o corpo em dia no verão” – bom, esse “paciente” necessita de uma orientação de um nutricionista para que o mesmo monte uma dieta coerente com a necessidade do paciente e de acordo com as suas características, analisando o perfil do mesmo, entre essas características estão o perfil de atividades físicas, profissionais, hábitos, etc.
  2. “Estou perdendo muito peso mesmo sem ter reduzido o consumo de alimentos na minha alimentação” Neste caso deve-se procurar o nutrólogo para fazer exames e o mesmo poderá dar um diagnóstico e receitar a medicação correta.

Alguns outros casos onde o NUTRÓLOGO deverá ser consultado:

Lembre que sempre é bom estar com seus exames em dia.

Agende já a sua consulta!