Para que serve o hemograma completo?
Voltar

Para que serve o hemograma completo?

10 de julho de 2019

Muitas vezes procuramos o médico com alguns sintomas com a certeza que ele nos dará uma solução. Porém, muitas doenças necessitam de exames laboratoriais ou de imagem para serem corretamente diagnosticadas. Esses testes auxiliam o médico a ter mais assertividade na investigação do que o paciente possa ter.

O hemograma completo é um tipo de exame de sangue feito para medir a saúde geral do paciente. É muito usado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia. O exame consiste na medição dos níveis de glóbulos vermelhos (hemácias), brancos (leucócitos) e plaquetas.

Trata-se de um dos tipos de exame de sangue mais pedidos pelos médicos nos exames de rotina. Isso porque ele avalia a saúde de um modo geral, calculando a quantidade e forma dos três tipos de células básicas presentes no sangue.

Os valores referência para o hemograma foram estabelecidos na década de 1960, baseados nos valores presentes em 95% da população mundial sadia. Entretanto, cerca de 5% das pessoas sem problemas de saúde podem ter níveis que destoam da referência. Assim, variações pequenas, para mais ou para menos, não significam exatamente que o paciente tem alguma doença.

Quais são as células básicas presentes no sangue?

 

Jejum

A necessidade do jejum decorre do fato de os valores de referência dos testes terem sido estabelecidos em indivíduos nessa condição. A refeição pode alterar a composição sanguínea momentaneamente – sem o pré-requisito, cada exame teria de ser analisado à luz do que a pessoa ingeriu. A maioria dos exames exige 6 horas de jejum, mas podem sofrer variação de 3 até 12 horas.

As clínicas da Docctor Med contam com mais de 3.000 tipos de exames laboratoriais e de imagem para diagnósticos precisos e tratamentos eficientes com preços acessíveis a toda população.