Guia básico para investir em tempo de crise
Voltar

Guia básico para investir em tempo de crise

6 de novembro de 2015

A crise é uma das palavras mais faladas no Brasil em 2015 – e a tendência é que ela seja repetida por mais alguns anos. O cenário não é bom. Mas ainda é possível lucrar nesse contexto para ser um empreendedor de sucesso. Para quem investe, a crise pode ser um tempo de grandes oportunidades. Você pode começar seu negócio, adquirir uma franquia ou investir em ações. Mas nem todas essas opções garantem o bom retorno do seu investimento:

Não “invente a roda”

Ao começar uma empresa do zero é fundamental que ela seja realmente pioneira em sua área. A ponto de criar uma necessidade na sociedade. Isso requer uma ideia genial e uma execução magistral. Mesmo que consiga realizar isso, certifique-se que o seu diferencial não seja facilmente copiado. Porque se for algo simplório como preço ou qualidade, com certeza seus concorrentes copiarão. Em vez disso, aposte em setores que estão em comprovado crescimento.

Aceite riscos controlados

Quando o assunto é alocar dinheiro, além de assumir riscos, é necessário encontrar a dosagem certa. Ações, por exemplo, oferecem riscos mínimos, mas isso se reflete no retorno do investimento que é extremamente lento. Ao contrário disso, abrir o seu próprio negócio é sinônimo de muito trabalho, burocracia, impostos e muitas variáveis que trazem riscos extremamente altos. Metade das novas empresas fecham nos primeiros cinco anos segundo o SEBRAE. As melhores franquias do Braisl têm uma metodologia já definida e oferece uma taxa de risco média com ótimo retorno sobre o investimento.

Não perca a rentabilidade de vista

Não é qualquer área do mercado que vai garantir lucro. Em tempos de crise, é preciso avaliar muito bem o setor. Por esse motivo é mais garantido entrar em um fluxo que já se mostrou um sucesso. Invista em empreendimentos que comprovaram ter um rendimento mensal adequado.

 

Não dependa de si mesmo

É o que grandes líderes fazem. Eles contam com o conhecimento de outras pessoas para fazer o seu próprio sucesso. Ao investir em ações ou abrir uma empresa, o seu sucesso passa necessariamente nas mãos de uma pessoa não capacitada: você mesmo. Ao tentar um investimento em franquia, existe um suporte por parte do franqueador extremamente capacitado que conta desde com advogados, contadores, fornecedores e etc. Eles têm esse conhecimento e vão colocá-lo em prática para fazer do seu empreendimento um sucesso.

Busque o retorno a curto a prazo

Não confunda isso com ser um empreendedor afoito e ansioso. Mas entenda que o investidor de sucesso avalia muito bem como funcionará e quando ocorrerá o retorno do seu investimento. Investir em ações garante um retorno lento. Abrir um negócio pode significar retorno zero nos primeiros anos. Agora, adquirir franquias rentáveis garante bons retornos a curto prazo.

Não confie em nenhuma estabilidade financeira

Retire a palavra estabilidade do seu dicionário – principalmente quando seu país está em crise. Neste momento, não existe emprego garantido nem ações de ouro. Confie apenas em números concretos e crescentes. Números não mentem. O sucesso em tempo de crise é tomar as decisões simples e corretas.