📍 Encontre a unidade mais próxima

Franquia x próprio negócio: saiba qual modelo é melhor para você
Voltar

Franquia x próprio negócio: saiba qual modelo é melhor para você

15 de janeiro de 2016

Todos que sonham em ter um negócio já passaram pela dúvida sobre o que é melhor: começar uma empresa do zero ou adquirir uma franquia? Uma coisa é certa, essa é uma decisão muito importante que deve ser tomada com calma e atenção.

Os dois modelos têm benefícios e desvantagens. O futuro empresário deve colocar cada aspecto na balança e averiguar o que melhor se encaixará em seu perfil e em seu momento. Analise algumas diferenças entres as duas opções:

Propaganda compartilhada 

Uma grande vantagem do sistema de franquia é que a divulgação da marca é feita pela franqueadora. Assim, todos os custos em criação e veiculação de campanhas são economizados pelo novo empresário. Seria necessária uma boa quantidade de dinheiro para divulgar um novo negócio.

Risco

Não existe investimento empresarial sem risco. No entanto, o modelo da franquia já foi testado em outras regiões por outros donos. O risco de insucesso é menor. Isso torna a franquia a melhor opção para empresários inexperientes.

Compra coletiva

Em um modelo de franquia, tudo é comprado em conjunto, dando maior flexibilidade na hora de negociar descontos para uma larga escala de produtos. Isso vale para cada item da loja, desde uniformes até itens de papelaria.

Criatividade

Se o aspirante a empresário tiver uma ideia inovadora de produto ou serviço que tenha uma demanda comprovada no mercado, ele deve apostar em seu próprio negócio. O sistema de franquias serve para reprodução de negócio e não produção de algo novo.

Empréstimo

A maioria não tem dinheiro o suficiente para ser dono do seu negócio. No entanto, conseguir um empréstimo junto ao banco é bem mais fácil quando há um franqueador envolvido. A franquia atuará como órgão garantidor e assim o franqueado consegue uma linha de crédito especial.

Controle

Em uma rede de franquias, todas as unidades estão sujeitas às regras do franqueador. Desde decisões sobre disposição de móveis da loja até detalhes no produto. Nada deve fugir do padrão estabelecido. Se o futuro empresário busca liberdade, ele deve levar em conta esse engessamento.

Conclusão

O fato mais importante entre franquia e marca própria é o perfil do empreendedor. Se ele não tem experiência, há grandes chances de não conseguir começar um negócio do zero com sucesso. Se não tem tempo para estabelecer uma marca e um modelo de negócio lucrativo, é melhor optar por uma franquia também. Então avalie-se com franqueza e tente esclarecer o que você quer e precisa.