Exames para diagnóstico de câncer de pele pelo SUS caíram pela metade em 2020

Exames para diagnóstico de câncer de pele pelo SUS caíram pela metade em 2020

Hoje, 21 de dezembro, inicia oficialmente o verão e, com ele, deve chegar o cuidado especial com o excesso de exposição à luz do sol. A radiação solar, sem proteção, pode provocar o câncer de pele, e o diagnóstico precoce é fundamental. Quando a doença é descoberta cedo, a chance de cura é de 90%. Se demora, cai para 40%.

Por isso é tão importante procurar um dermatologista quando se percebe uma lesão ou pinta suspeita na pele. Só que, em 2020, até setembro, os exames feitos pelo SUS para diagnosticar o câncer de pele caíram praticamente pela metade. Foram 210 mil nos nove primeiros meses de 2019 e menos de 110 mil em 2020. É o pior número da década.

Em alguns hospitais, a demora em procurar ajuda médica faz com que os pacientes cheguem para o tratamento em um estágio avançado da doença. Para evitar que isso aconteça a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou a campanha Dezembro Laranja, que acontece todo ano, alertando para os perigos do câncer de pele. Em 2020, em vez de atendimento médico, vai ser propaganda digital e com a participação de crianças.

“Porque a gente quer estimular esse uso da proteção solar e colocar isso na cabeça das pessoas já desde a infância”, explica Jade Cury, coordenadora de Oncologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Fique atento ao ir para o sol

A SBD recomenda o uso de protetor solar, bonés e chapéus para se proteger do sol. Todos os anos, 185 mil novos casos de câncer de pele são registrados; é o tumor maligno mais comum no país.

Caso você esteja com uma ferida que está tendo sangramento ou uma pinta que está mudando, você está preocupado que aquilo não é normal, procure imediatamente uma consulta com dermatologista.

Aproveite que a Docctor Med está com preços especiais durante a campanha do Dezembro Laranja e faça sua consulta e exames até o final do mês.

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*