Abril Verde busca conscientizar sobre acidentes e doenças decorrentes do trabalho

Abril Verde busca conscientizar sobre acidentes e doenças decorrentes do trabalho

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 2 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por conta de doenças ocupacionais, sendo 321 mil acidentes fatais. Esses dados nos levam a perceber que a cada 15 segundos um trabalhador morre por causa de uma doença relacionada ao trabalho. O Brasil é o 4º país no ranking mundial de acidentes fatais, com 4 mil mortes por ano.

Essa estatística levou a criação do Abril Verde, um mês para conscientizar trabalhadores e empresas sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador. O dia 28 de abril é dedicado à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, por isso o mês de abril foi o escolhido para tratar sobre a prevenção de doenças que ocorrem em função do trabalho e a redução de acidentes, mobilizando a sociedade, os governos e as empresas.

No Brasil há diversas Normas Regulamentadoras (NRs) que legalizam e regulamentam a questão da saúde e da segurança do trabalhador. Essas normas devem ser cumpridas por instituições públicas e privadas, de pequeno, médio e grande porte. O médico do trabalho é um dos profissionais imprescindíveis para ajudar as empresas a estarem de acordo com essas regulamentações e os programas de saúde ocupacional, tais como: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), além de laudos e atestados, entre outros.

Com o passar do tempo, as empresas foram percebendo que essas exigências não servem apenas para redução de riscos de acidentes e doenças do trabalho, mas também ajudam a aumentar a produtividade dos colaboradores, aumentando a receita e diminuindo o número de ações trabalhistas.

Docctor Med

A Docctor Med pode ser uma grande parceira das empresas na Saúde Ocupacional. Nossas clínicas possuem médicos do trabalho aptos a emitirem os documentos exigidos pela legislação, tais como Atestado de Saúde Ocupacional, exames admissionais e demissionais, laudos e monitoramento da saúde do colaborador.

Para ajudar ainda mais a Docctor Med dispõe do Cartão Empresarial, um cartão que dá desconto nas consultas e exames dos colaboradores e fornece gratuitamente a empresa parceira os exames admissionais e demissionais.

Veja qual a Docctor Med mais próxima e informe-se: https://docctormed.com.br/centrosmedicos/

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

17 − 13 =