4 responsabilidades do franqueado de sucesso

4 responsabilidades do franqueado de sucesso

Apesar da vida de franqueado ser vista por muitos empreendedores como fácil e de sucesso garantido, nem sempre basta apenas investir em uma boa rede de franchising para se dar bem nessa área de atuação. Um franqueado de sucesso, antes de tudo, deve ficar atento às suas responsabilidades para garantir os bons resultados do negócio que investiu e que deseja ver sempre crescendo.

Nesse artigo separamos as principais responsabilidades do franqueado, para que ele consiga construir uma carreira e, principalmente, um negócio de muito sucesso, valorizando o seu investimento. Confira!

Atuar sempre como um empresário independente

Mesmo que o franqueado sempre tenha por trás o suporte de sua franquia, ele jamais deve ver esse auxílio como a oportunidade de gerenciar seu negócio com a ajuda de uma “muleta”. O bom franqueado atua, na verdade, como um empresário independente, tomando conta de como seu negócio está sendo levado, ficando atento às suas decisões e gerenciando bem sua equipe de trabalho, suas finanças e o resultado final do seu serviço.

Quanto mais o franqueado atua como um empresário independente (respeitando, é claro, dos termos firmados em contrato), maiores serão as chances de sucesso no seu negócio.

Cumprir as metas e deveres definidos em contrato

O franqueado de sucesso, apesar de atuar de maneira muito independente e confiante no seu talento empreedendor, jamais deve esquecer que carrega consigo uma grande lista de metas e deveres que deve cumprir de acordo com o contrato assinado. Uma empresa só decide abrir uma franquia quando vê a possibilidade de também lucrar com essa oportunidade e, por isso, estabelece algumas obrigações que o franqueador tem que cumprir após a assinatura do contrato.

Metas financeiras, características da administração do negócio, a utilização de parte dos recursos, valorizar a marca e sempre ficar atento ao conceito da empresa são apenas algumas das obrigações do franqueado de sucesso, e que jamais devem ser deixadas de lado.

Gerar resultados sempre

Não existe descanso para o trabalho de um franqueado de sucesso, afinal, ele jamais deve se esquecer de que atua quase que exclusivamente para gerar resultados satisfatórios para o franqueador e para ele próprio. Ele jamais deve se iludir e acreditar que a empresa dona da franquia vai gerenciar a unidade e lhe ajudar a driblar possíveis dificuldades que encontrará no caminho. O suporte do franqueador é oferecido, puramente, para garantir a consolidação da marca e o funcionamento do negócio dentro dos procedimentos estabelecidos pelo dono da empresa original.

Garantir o fortalecimento e crescimento da marca

Para a empresa franqueadora, boa parte das vantagens de abrir uma nova unidade do seu negócio administrada por um investidor é garantir o crescimento e o fortalecimento de sua própria marca. Por esse motivo o franqueado deve compreender muito bem o seu papel de divulgador dessa marca e, portanto, deve zelar para manter a boa imagem e a qualidade dos serviços prestados no seu negócio.

Um franqueado que carrega consigo a responsabilidade de garantir a força e reconhecimento da marca, é um profissional de sucesso – e com um excelente relacionamento com o seu franqueador.
Quais dessas responsabilidades de um franqueado de sucesso você está pronto para assumir? Compartilhe conosco suas dúvidas, experiências e expectativas sobre esse assunto!

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

19 − 1 =