4 passos para ter uma franquia de sucesso

4 passos para ter uma franquia de sucesso

Em tempos de crise econômica e startups, a palavra do momento é “empreender”. Mas como fazê-lo se em meio a tantas atribulações financeiras? Além do mais, ter uma ideia verdadeiramente original e lucrativa não é nada fácil, sem contar o risco de naufragar em taxas, tributos e má aceitação do público.

Muitas pessoas têm forte instinto empreendedor, contudo o receio do fracasso faz com que desistam de suas ideias rapidamente. Períodos de crise no mercado formal de trabalho podem ser extremamente promissores para quem deseja empreender e adquirir seu próprio negócio. Afinal de contas, muitas pessoas são desligadas de grandes corporações, recebendo altas quantias relativas a multas, FGTS e demais encargos de salários. Mas o que fazer com esse valor? Se você passou por essa situação ou mesmo já tem algum dinheiro guardado, deseja investi-lo, e não sabe como, já pensou em abrir uma franquia? Pensando nisso, o Blog Docctor Med separou para você quatro passos para uma franquia de sucesso.

Vamos a eles!

 

1) Trabalhe com o que você gosta

Lembre-se, ter uma franquia não é apenas um negócio, torna-se, na verdade, um estilo de vida que você abraça. Boa parte do seu tempo será dedicado a ela, pois um empreendedor de sucesso está sempre presente em seu negócio.

2) Seja diferente

Ser diferente não significa ter um negócio completamente inovador, mas, sim, ter um diferencial em relação a seus concorrentes. Foque em algo que o faça singular e único no ramo que escolheu, como: excelente atendimento ao cliente, cumprimento de prazos, excelência em qualidade, dentre outros.

3) Assuma os riscos e tenha visão de negócio

Qualquer empreendimento é passível de riscos e você deve ter isso em mente, assim, planeje e calcule cada passo da empresa a fim de minimizar as chances de fracassos. E não se esqueça: o bom empreendedor está sempre de olho no futuro, pensando aonde quer chegar. Desta forma, é importante ter clareza de objetivos e não enxergar a franquia apenas como uma fonte de renda, mas, sobretudo, algo grande e seu.

4) Valorize sua equipe e preocupe-se com a comunidade

Ora, nenhum negócio se faz sozinho, ainda que você seja o empresário e dono da franquia, há toda uma equipe envolvida que faz seu empreendimento prosperar. Valorize-os e seja transparente, afinal de contas, o sucesso vem da honestidade e valorização do trabalho. Isso também ajudará refletir sua imagem na comunidade, que o verá, não apenas como uma empresa que visa o lucro financeiro, mas sim, como uma instituição que se preocupa verdadeiramente em melhorar a vida das pessoas.

Bônus

Levante-se!

Cair faz parte do processo. Erga-se, mais forte a cada tombo e aprenda com seus erros. Nem todas as ações de uma empresa, independente de segmente e tamanho são bem sucedidas, daí a importância de analisar as falhas e recomeçar de modo diferente.

No mais, siga seus instintos e boa sorte!