12 de maio de 2017
Muitos empresários que estão ingressando no mercado de franquias acabam ficando com dúvidas a respeito das taxas que envolvem o sistema. Veja quais são as principais taxas cobradas em uma franquia e entenda sobre o que se tratam:
Taxa de Franquia
É um valor fixo e único, que corresponde à concessão de uso da marca pelo franqueado. O valor faz parte do investimento inicial para abertura da franquia e consta na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Essa taxa remunera a franqueadora em licença de direito de uso da marca, capacitação inicial do franqueado e de sua equipe antes da inauguração e transferência de know-how.
Antes da abertura, o franqueado recebe as orientações quanto ao sistema de gestão, os fornecedores da rede, a reforma e as instalações da unidade, identidade visual e todos os outros aspectos e informações que o franqueado precisa saber para colocar o negócio em funcionamento.
Royalties
Os royalties são taxas mensais cobradas do franqueado para a utilização da marca e do know-how do franqueador até o final da vigência do contrato.
A maneira de calcular a taxa de royalties varia de acordo com o tipo de franquia. As franquias de serviço e aquelas que não fornecem produtos às unidades cobram entre 4% e 10% do faturamento bruto de cada franqueado.
Fundo de Propaganda
A Taxa de Propaganda e Promoção corresponde a um valor arrecadado mensalmente pelo franqueador para investir em ações institucionais que promovam a marca.
São utilizadas estratégias publicitárias e de marketing para esse fim. A divulgação não é voltada para nenhuma unidade específica da franquia, mas para toda rede. Geralmente, o valor da Taxa de Propaganda e Promoção varia em torno de 2% a 5% do faturamento bruto de cada unidade. Também pode ser estabelecido um valor fixo mensal.
Fonte: Revista Exame