Falta de ar? Saiba o que é ENFISEMA PULMONAR

Falta de ar? Saiba o que é ENFISEMA PULMONAR

O que é enfisema pulmonar? 

O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão feitas pelo cigarro e outras toxinas do ar ao tecido dos pulmões.

Essas toxinas que destroem os pequenos sacos de ar no pulmão, chamados alvéolos, que incham quando transportam oxigênio do ar para os pulmões e encolhem para forçar o dióxido de carbono para fora. Como resultado, os pulmões perdem sua elasticidade e exalar fica difícil. Com o aumento dos danos, o esforço para respirar aumenta.

O enfisema é uma parte de um grupo de doenças pulmonares que interfere na respiração normal. Outras doenças desse grupo incluem asma e bronquite.

Causas do enfisema pulmonar

Milhões de pessoas têm enfisema e o tabagismo é a sua principal causa. A inalação da fumaça do cigarro pode ser ativa (fumantes) ou passiva (pessoas que frequentam locais onde há o consumo de cigarros). Mas além do tabagismo  acredita-se que a exposição à poluição atmosférica seja outro fator que contribui para o enfisema pulmonar.

Sinais e sintomas de enfisema pulmonar

Tosse, respiração difícil, e produção crônica de muco são sintomas comuns, mas o principal sintoma de enfisema é a falta de ar ou a sensação de não estar inalando ar suficiente. A pessoa pode visitar o médico inicialmente porque sentiu falta de ar durante uma atividade, mas à medida que a doença progride esse sintoma pode ficar presente todo o tempo. Tosse, respiração difícil, e produção crônica de muco são outros sintomas comuns.

Diagnóstico do enfisema pulmonar

Normalmente o médico examinar o peito, observando padrões de respiração, e monitorando o esforço que o paciente faz ao respirar. Também é observado o grau de inflação total dos pulmões, escutar o peito com um estetoscópio para ouvir o fluxo de ar e escutar sons que determinam a taxa e ritmo de qualquer sinal de esforço violento do coração que pode acompanhar os estágios avançados de enfisema.

Alguns outros testes da função pulmonar podem determinar várias características e capacidades dos pulmões. Esses testes incluem espirometria, medição do gás no sangue arterial, oximetria de pulso e raio-x.

Lembramos que o diagnóstico do enfisema pulmonar não pode ser baseado apenas nos sintomas (isso é válido para muitas outras enfermidades). É preciso um histórico analisando a quantidade e duração desses sintomas e também  hábitos ocupacionais e de tabagismo.

Tratamento do enfisema pulmonar

Existem varias opções de tratamento que podem vir a ajudar pacientes com enfisema, porém o passo mais importante é parar de fumar. Ao parar de fumar ainda quando as obstruções de fluxo de ar são leves ou moderadas faz com que retarde-se o desenvolvimento da doença. Quanto maior for o período e quantidade de consumo de cigarros e assemelhados mais difícil é a cura. Mas parar de fumar em qualquer ponto da doença é benéfico. Pessoas com enfisema pulmonar também devem evitar exposição a outros poluentes no ar.

As opções de tratamento do enfisema pulmonar incluem: remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios corticosteroides, terapia com oxigênio (suplemento de oxigênio complementar), cirurgia de redução dos pulmões, transplante de pulmão (devido aos riscos é viável apenas para um pequeno grupo de pacientes) e programa de exercícios físicos.

Mas nenhuma atitude e principalmente medicamento deve ser tomada antes de uma consulta com Pneumologista que vem a ser o especialista desta enfermidade.

Agende agora a sua consulta!

 

 

 

 

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

5 × 2 =