📍 Encontre a unidade mais próxima

Entenda as diferenças entre Zyka e Dengue
Voltar

Entenda as diferenças entre Zyka e Dengue

11 de fevereiro de 2016

O nome é peculiar e quase soa como piada, mas o Zyka vírus chegou e não está para brincadeira. Num país predominantemente tropical, como o Brasil, doenças, viroses que são transmitidos por mosquitos e outros insetos são comuns. Tanto a dengue quanto a Zyca e o exótico Chikungunya são infecções transmitidas pela picada do já famoso Aedes aegypti e pelo Aedes albopictus, com sintomas semelhantes, mas você sabe quais são as diferenças entre elas?

Sempre pensando na sua saúde e bem-estar, o Blog Docctor Med traz para você os principais sintomas e prevenções que você deve tomar nas épocas de chuva e calor a fim de evitar a entrada desses males em sua casa. Vamos lá!

 

Dengue

Sintomas

O mais famoso dos males transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti, é, hoje, epidemia no Brasil, com 589.107 casos confirmados só em 2014, segundo site Portal Saúde do SUS. Veja suas caraterísticas.

Febre acima de 38 graus, com duração entre quatro e sete dias, a incidência de manchas na pele pode ocorrer a partir do quarto dia em 30 a 50% dos casos. É comum o paciente sentir dores musculares e nas articulações, além de fortes dores de cabeça e atrás dos olhos, hipertrofia ganglionar leve, coceira e dicrasia hemorrágica. Em raros casos, a dengue pode causar edemas nas articulações, conjuntivite e problemas neurológicos. Se não tratada a tempo e adequadamente pode levar a óbito.

Transmissão

Ocorre pela picada do mosquito Aedes Aegypti

Tratamento

Caso esteja com os sintomas da dengue, busque atendimento médico o mais rápido possível. Ainda não existem remédios que combatam a doença em si, apenas que aliviem seus sintomas, mas, ainda assim, nem todos são permitidos. O AAS, por exemplo é proibido. A principal complicação é a desidratação grave, assim, é importante permanecer em repouso e hidratar-se. Uma dica é tomar isotônicos, pois são ricos em sais minerais. Caso os sintomas se intensifiquem, busque novamente o auxílio de um médico.

Zyka Vírus

Ele ficou famoso após a Copa do Mundo, mas raramente ocorrem complicações semelhantes às da dengue, como sangramentos, acometimentos de sistema nervoso (encefalite), do fígado (hepatite) e do coração (miocardite). Apesar de muito comentada na mídia, ainda não houve conclusão sobre a relação entre Zyka e microcefalia.

Segundo a Organização Nacional d Saúde (OMS), o vírus já foi encontrado no sangue e no sêmen, mas as condições da transmissão ainda não estão completamente claras. A agência também declarou o Zyka vírus como situação de emergência para a saúde pública a fim de promover mais pesquisas e averiguar o porquê da concentração dos casos de microcefalia no Brasil e se de fato, existe alguma relação com a infecção causada pelo mosquito.

Sintomas

Não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya e seus acometidos apresentam uma espécie de quadro alérgico. O paciente pode ou não apresentar febre, que fica em torno de 38 graus por apenas um ou dois dias. Os principais sintomas são manchas na pele, que ocorrem entre 90 a 100% dos casos, entre o primeiro e segundo dia de acometimento. São também comuns dores musculares e nas articulações de intensidade leve à moderada, além de edemas nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça, coceira e hipertrofia ganglionar intensas. O acometimento neurológico ocorre com mais frequência do que na dengue e na Chikungunya. Não há ocorrência de dicrasia hemorrágica.

Transmissão

Ocorre por meio da picada do Aedes Aegypti, Aedes albopictus, além de outros tipos de aedes.

Tratamento

Assim como na dengue, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviem os sintomas e que não contenham AAS. Lembramos que buscar ajuda médica é fundamental a fim de evitar erros que provenham da automedicação.

Chikungunya

Os primeiros casos ocorrem em 2014, no Oiapoque, no Amapá e, até abril de 2015, 1.688 casos foram registrados. Antes disso, pessoas já haviam contraído a virose no exterior. A palavra chikungunya é de origem africana e significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura dos doentes, que andam curvados devido às dores fortes nas articulações.

Sintomas

Febre é alta, acima de 38 graus, entre o segundo e terceiro dia. Também podem ocorrer manchas na pele em 50% dos casos entre o segundo e quinto dias, fortes dores musculares e articulares são bem mais proeminentes e podem perdurar, em alguns casos, por anos. São, também, característicos da Chikungunya edemas articulares, dor de cabeça, coceira leve, hipertrofia ganglionar moderada e conjuntivite, esta última em 30% dos casos.

Em formas atípicas, pode incluir fenômenos hemorrágicos, uveíte (doenças oculares), retinite (doença que atinge a retina do olho), miocardite, hepatite, nefrite e acometimento neurológico, este último apenas em recém-nascidos.

Transmissão

Ocorre pela picada do Aedes Aegypti, em áreas urbanas, e do Aedes albopictus, em zonas rurais.

Tratamento

Como nas demais infecções transmitidas pelos Aedes, não há tratamento para a infecção, apenas para seus sintomas. É importante buscar auxílio médico, permanecer em repouso e tomar bastante líquido.

Conclusão

Como vimos, todas as infecções supracitadas não possuem tratamento, apenas alívio de seus sintomas. São doenças que possuem um ciclo de início, meio e fim, mas que podem levar ao óbito. Desta forma, a melhor forma de prevenção ainda é o combate a seu agente transmissor: o mosquito.

E não se esqueça, se estiver com algum dos sintomas, busque imediatamente ajuda médica! Caso você não tenha plano de saúde e não tenha como ser atendido pelo SUS em situações de emergência como essas. Procure uma das unidades Docctor Med. Lá você encontra preços acessíveis, excelência em atendimento médico e ambiente clínico acolhedor e seguro para toda a sua família.