Dia Nacional da Prevenção de Alergias

Dia Nacional da Prevenção de Alergias

Dia 7 foi a data em que focamos na prevenção de alergias, independente do tipo, as alergias podem variar entre pequenos incômodos até casos graves que podem ameaçar a integridade física de uma pessoa. As alergias podem ser categorizadas em 3 tipos, Respiratórias, Alimentar e as de Pele, mas vamos pelo básico!

O que é uma alergia

A alergia ocorre quando o sistema imunológico reage a substâncias geralmente inofensivas. Tais elementos são conhecidos como alérgenos, alguns são bem comuns como ácaros, pólen, pelos de animais e alguns mais específicos de pessoa para pessoa, como medicamentos e alimentos. A reação de hipersensibilidade (alergia) varia de pessoa para pessoa, provocando inflamações diferentes em pessoas vulneráveis.

Tipos comuns de alergia

Os tipos mais comuns de alergias são:

Respiratórias: Rinite alérgica, Alergia à poeira, Alergia a animais de estimação e Alergia ao pólen.

Alimentar: Embora sejam mais específicas e cada paciente têm uma reação diferente ao mesmo tipo de alimento, os alimentos alergênicos mais comuns são Soja, Amendoim, Nozes e Castanhas e Leite

De pele: Alergia a cosméticos, Alergia ao níquel, Alergia ao látex.

Sobre alergia à Leite: Apesar de apresentar sintomas parecidos, a intolerância é diferente da alergia alimentar. Em pacientes com intolerância à Lactose, o organismo apresenta dificuldade na digestão e não existe a interferência do sistema imunológico. Já no processo alérgico, ocorre uma reação anormal acionada pelo sistema imune, que pode trazer complicações mais graves caso não tenha um acompanhamento médico.

 

Sintomas diferenciados

Os sinais e sintomas de cada alergia variam de acordo com o alérgeno envolvido, mas cada tipo de alergia possui um quadro específico de reações como:

Alergias respiratórias

  • Espirros, Nariz congestionado, olhos lacrimejantes, vermelhos ou inchados, Inchaço da boca e/ou vias respiratórias, Pálpebras inchadas e Coriza.

Alergias na pele

  • Inchaço, Edema, Coceira, Vermelhidão, Pele seca, Erupção cutânea, Tosse, aperto no peito, chiado ou falta de ar (alergia a picada de insetos).

Alergia alimentar

  • Inchaço nos lábios, língua, face ou garganta, Urticária, Formigamento na boca, Diarreia, Dor de estômago, Náuseas e vômitos.

Ao identificar esses sintomas, é muito importante passar com um clínico e garantir que seu quadro seja tratado corretamente o mais rápido possível.

Agende já a sua consulta!

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

quatro + seis =