consulta-urologia

Horários disponíveis

Urologia

O urologista é o especialista que trata do sistema urinário de homens e mulheres, e do sistema reprodutor dos homens.

Realiza diagnósticos e cirurgias urológicas.

Avaliação Urodinâmica

Por definição, urodinâmica é o estudo dos fatores fisiológicos e patológicos envolvidos no armazenamento, transporte e esvaziamento do trato urinário inferior (bexiga e uretra). Essas funções traduzem a continência urinária que, no conceito da Sociedade Internacional de Continência, é a “capacidade da paciente de escolher o momento e o local adequados para urinar”. Os diversos tipos de incontinência urinária são, em última análise, uma falha deste funcionamento.

A finalidade do estudo urodinâmico é detectar as possíveis alterações funcionais que possam estar gerando os sintomas urinários ou a incontinência. Convém lembrar que a urodinâmica, a despeito de ser um método cada vez mais empregado na investigação das incontinências, é um exame complementar, cujo resultado deve ser analisado e valorizado no conjunto de vários outros dados (clínicos e/ou laboratoriais), em cada caso, para se ter o diagnóstico final e escolher o melhor tratamento.

Biópsia De Próstata

A biópsia da próstata é um procedimento onde o urologista obtém amostras do tecido prostático com o propósito de tentar identificar células cancerígenas.

Cistoscopia

A cistoscopia é um exame endoscópio das vias urinárias baixas. Também chamado de uretrocistoscopia, possibilita a visualização dos segmentos uretrais e da bexiga. O instrumento utilizado para sua realização é o cistoscópio, podendo ser semi-rígido ou flexível.

Ureia e creatinina

Exames que dosam proteínas substâncias na corrente sanguínea para avaliar a função renal; através destes exames é possível detectar precocemente alterações na capacidade dos rins em filtrar o sangue.

Seus valores são usados para cálculos do volume de sangue filtrado pelos rins a cada minuto.

Ácido úrico

O ácido úrico é o metabólito resultante da metabolização de algumas proteínas pelo organismo. Níveis elevados são fatores de risco para gota , cálculo renal  e estão associados a hipertensão e doenças cardiovasculares.

Urocultura 

É o exame de escolha para diagnosticar infecção urinária. Com ele conseguimos identificar a bactéria responsável e ainda testar quais são os antibióticos efetivos e resistentes.