consulta-cardiologia

Horários disponíveis

Medicina Do Trabalho

Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho.

O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto.

O ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

Atesta a condição de aptidão do indivíduo ao trabalho, em virtude dos riscos ocupacionais aos quais o mesmo está ou estará exposto.

Realizado pelo médico do trabalho ou médico examinador (clínico geral) de plantão.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

ELABORADO PELO TST – TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

O PPRA é de um programa de ações que devem ser implantados na empresa para eliminar e/ou reduzir os riscos no ambiente de trabalho. O PPRA deve ser revisto e elaborado anualmente.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

ELABORADO PELO MÉDICO DO TRABALHO

O PCMSO é um programa criado pela Norma Regulamentadora NR 7 do Ministério do Trabalho, e obrigatório para todas as empresas que possuam funcionários contratados. A não apresentação do mesmo, em caso de fiscalização acarreta multa.

Como parte integrante do PCMSO, são realizados os seguintes exames médicos ocupacionais:

– Pré-Admissionais
– Periódicos
– Retorno ao Trabalho
– Mudança de Função
– Demissionais

PRINCIPAIS EXAMES COMPLEMENTARES

Os exames complementares mais comuns em saúde ocupacional são:
* Audiometria (realizado pela fonoaudióloga)
* Espirometria (laudado pelo pneumologista)
* Radiografias RX
* Eletrocardiograma (LAUDADO PELO CARDIOLOGISTA)
* Eletroencefalograma (laudado pelo neurologista)
* Acuidade Visual (realizado na consulta médica pelo médico examinador)
* Exames Laboratoriais

O que significa LTCAT?
Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho.

O LTCAT  é um Laudo, elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos. Somente será renovado caso sejam introduzidas modificações no ambiente de trabalho.

o LTCAT deve ser elaborado e assinado pelo engenheiro de segurança do trabalho ou o médico do trabalho, devidamente habilitados em seus respectivos conselhos de classe, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA e Conselho Regional de Medicina – CRM.

O que significa PPP?

Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

É um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.