consulta-cardiologia

Horários disponíveis

Fonoaudiologia

É a ciência que estuda: Voz; Dicção (fala); Audição; Deglutição atípica; Aprendizagem; Comunicação (verbal e não verbal). E trata dos seus distúrbios e/ou patologias.

Exames

Audiometria Tonal

Exame que mede o grau de audição e é realizado em cabina acústica com equipamento denominado audiômetro. Através da audiometria é obtido o limiar aéreo nas frequências testadas e o limiar por via óssea, quando necessário.

Audiometria Vocal

Teste realizado em cabina acústica com equipamento denominado audiômetro para  verificar o limiar de recepção da fala e o índice percentual de reconhecimento da fala.

Avaliação infantil – técnica Suzuki & Ogiba

Semelhante à audiometria tonal limiar, mas sem fone de ouvido. Os sons são emitidos e a criança tem ajuda de um brinquedo luminoso para responder, facilitando sua compreensão e resposta ao teste. Possibilita uma interpretação mais fidedigna dos resultados. Pode ser realizado em crianças de 1 a 2 anos. É um teste que depende da colaboração do individuo, não automático.

Necessita consulta médica prévia, pois pode-se ter os ouvidos obstruídos por cera. A remoção da cera deve ser realizada pelo médico que solicitou o exame.

Audiometria de alta frequência

Tem por finalidade mensurar o nível mínimo de intensidade sonora nas frequências de 10.000, 12.500 e 16.000Hz. É realizada em cabina acústica com fones calibrados para emitir sons extremamente agudos. Utilizada para detectar alteração auditiva precoce e monitorizar indivíduos submetidos a tratamento com drogas ototóxicas.

É um teste não automático, que depende da colaboração do individuo. Realizado em cabina acústica com fones de ouvido especial para emitir sons de alta frequência. No caso de crianças, é utilizado brinquedo durante o teste para facilitar as respostas.

O teste demanda avaliação médica prévia, de forma a assegurar que não haja obstrução dos ouvidos por cera, ou outros problemas. Havendo cera em excesso, sua remoção deverá ocorrer antes do exame. Não necessita preparo.

Audiometria Ocupacional

Audiometria tonal (via aérea e via óssea) realizada no trabalhador que está exposto ao ruído do ambiente de trabalho como parte do Programa de Conservação Auditiva do Trabalhador. São feitos exames admissionais, periódicos, demissionais e de mudança de função.