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Abrir um consultório médico ou ser um franqueado de uma clínica popular?
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Abrir um consultório médico ou ser um franqueado de uma clínica popular?

2 de junho de 2016

Entre as opções para quem deseja abrir um negócio na área médica temos duas principais opções: abrir seu próprio consultório ou ser um franqueado em uma clínica, seja ela popular ou não.

Para abrir o consultório é necessário que o empreendedor seja formado na área em que deseja atuar, já para ter uma franquia de uma clínica média, não. Para entender melhor as diferenças, as vantagens e desvantagens e acabar com a sua dúvida, convidamos você a continuar lendo este nosso novo texto.

 

Consultório médico

De início, como falamos anteriormente, lembramos que para abrir o seu consultório, é necessário ser formado na área médica na qual você deseja atuar.

A principal vantagem do consultório é que você tem total liberdade e poder de decisão na gestão do mesmo. Aqui, você poderá ser o responsável pelos valores da sua marca, da escolha da identidade visual do consultório, bem como poderá recrutar as pessoas com quem quer trabalhar.

Outro ponto positivo que, apesar do risco, podemos destacar é a parte financeira: além do controle do setor, todo o lucro gerado pelo negócio fica para seus proprietários. A parte negativa é que se a empresa der prejuízo, ele também será todo seu.

Como ponto negativo, destaca-se os investimentos que serão necessário com toda a burocracia que se tem para abrir um novo negócio no país, além de toda a carga tributária que é imposta, que será de total responsabilidade do proprietário do consultório. Por isso, é importante que a abertura de um consultório seja acompanhada por profissionais e baseada em um planejamento anterior à abertura do negócio, minimizando seus riscos.

 

Clínica médica popular

Do lado contrário da escolha de abrir um consultório, há uma opção que vem crescendo gradativamente no país: a de ser um franqueado em uma clínica médica popular. É uma ótima opção para quem quer empreender na área da saúde, além de não haver a necessidade de ser formado na área.

O baixo risco em ser um franqueado é um dos principais atrativos desta escolha, pois o empreendedor estará trabalhando com uma marca já presente e reconhecida no mercado, o que ajudará na atração dos clientes, aumentando suas chances de obter o sucesso desejado.

As franquias de clínica popular costumam oferecer avaliação e consultoria de campo, que irá avaliar diversos fatores para a abertura do negócio, diminuindo os riscos no investimento. Além disso, há também o oferecimento de assessoria jurídica, que ajuda o empreendedor com as questões mais burocráticas ao abrir a empresa, bem como também há assessoria arquitetônica, fazendo com quem o empreendedor não precise se preocupar com a questão da identidade visual da marca e detalhes para o espaço físico da sede da franquia.

Ainda como vantagens em ser um franqueado, podemos citar a disponibilidade de softwares de gestão da clínica, além de expertise na divulgação da marca com ações de marketing que ajudam na atração de clientes. Aqui também podemos relatar como vantagem toda a estrutura de fornecedores, médicos e de prestadores de serviços que a franqueadora pode oferecer. Depois da abertura da franquia, também é costume que a franqueadora ofereça suporte para a melhoria contínua do negócio.

Entre as duas opções (consultório ou franquia), a melhor opção é aquela que vai ao encontro com seu perfil, de acordo com seus objetivos e viabilidade financeira para o investimento.

Se você curtiu a ideia e ficou interessado em abrir uma clínica média popular, leia nosso outro texto, onde explicamos porquê escolher a Docctor Med como franquia de clínica popular. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição para conversar com você, entre em contato conosco!