8 dicas de alimentação durante a época de festas

8 dicas de alimentação durante a época de festas

Chegou o final de ano e com ele as inúmeras confraternizações. Temos a festa da empresa, a reunião com amigos, a festa da faculdade, a do colégio e é claro não podemos esquecer do Natal e do Ano Novo. As tentações alimentícias são enormes: panetones, rabanadas, churrascos, sobremesas deliciosas, brindes e mais brindes, tudo isso bem ali, ao alcance, tanto das nossas mãos como dos nossos olhos.

É nesse momento que alguns excessos alimentares ocorrem, e com esses excessos vem as indigestões. Conhecida popularmente como congestão a indigestão é uma interrupção da digestão, causada entre outros motivos pelo excesso alimentar e pelo consumo de álcool.

O consumo exagerado de qualquer tipo de alimento pode causar o desconforto, mas os alimentos pesados, fritos ou muito gordurosos costumam ser os principais protagonistas por levarem mais tempo para serem digeridos.

Medicamentos efervescentes e antiácidos podem aliviar esses sintomas em algumas horas.

A indigestão normalmente gera muito desconforto como distensão e dor no abdômen, além de causar enjoo, náusea e azia, e dependendo da intensidade podem até causar desmaio.

Veja 8 dicas para a alimentação durante a época de festas

  • Modere nas porções de carnes gordurosas elas são mais difíceis de digerir;
  • Coma frutas elas ajudam na hidratação;
  • Água de coco ou água saborizada, com pedaços de gengibre, cravo ou canela ajudam no processo de desintoxicação do organismo;
  • Cuidado com os petiscos, ficar beliscando aperitivos ou mesmo itens da ceia acaba se tornando perigoso pois perde-se a noção da quantidade do que se come;
  • Fique atento às quantidades, principalmente pela grande variedade de comidas que costumam ter nas ceias, modere o tamanho das porções de cada alimento isso é ideal para não cometer excessos;
  • Evite comer rápido demais sem mastigar direito os alimentos e ingerir líquidos exageradamente durante as refeições;
  • Tente revezar tomando água entre um copo e outro de bebida principalmente quando se está ingerido destilados e fermentados como os vinhos e espumantes;
  • Uma última dica: continue a se exercitar durante essa época do ano e não espere Janeiro para começar ou recomeçar mesmo se evitar estiver de férias uma simples caminhada já ajuda a queimar calorias.

Lembre que sempre é bom estar com seus exames em dia, se por ventura eles não estiverem marque um check-up médico em conjunto com uma consulta com o nutricionista.

Agende já a sua consulta!

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