Acredite, esses uniformes são diferentes.

Acredite, esses uniformes são diferentes.

Todo mundo está acompanhando a maior competição de futebol do mundo, mas a primeira partida de ontem deu muito o que falar para alguns. Tudo porque o uniforme das equipes era composto pelas cores vermelho, azul e verde, as cores primárias que permitem formar qualquer tonalidade de cor.

O Daltonismo ou Discromatopsia é a incapacidade ou diminuição da capacidade de ver a cor ou perceber as diferenças de cor em condições normais de iluminação e embora a condição possa afetar pessoas de ambos os sexos, é mais comum que homens tenham o daltonismo devido à hereditariedade e aos cromossomos envolvidos.

 

Identificando o Daltonismo:

Para identificar o daltonismo de maneira rápida existe um teste muito simples que você pode fazer aqui mesmo, verifique a imagem abaixo e identifique os números:

Captura de Tela 2018-06-15 às 11.35.37

Os números que devem ser identificados são, da esquerda para a direita: 2, 29, 5 e 42.

Esse teste para daltônicos serve apenas para exemplificar e facilitar o processo, podendo existir alterações na percepção das cores dependendo do seu monitor, resolução utilizada ou iluminação, por isso, é muito importante se dirigir à um Oftalmologista Docctor Med caso tenha tido dificuldades em identificar qualquer um dos números, para fazer o teste de daltonismo completo.

O teste de daltonismo completo tem como intuito identificar a deficiência de cada cone, sendo parcial ou total para classificar o daltonismo em um dos tipos distintos:

Deficiência total:

Protanopia (Vermelho): O daltónico que padece de protanopia tem dificuldade em distinguir as cores vermelhas.

Deuteranopia (Verde): O daltónico que padece de deuteranopia tem dificuldade em distinguir as cores verdes.

Tritanopia (Azul): O daltónico que padece de tritanopia tem dificuldade em distinguir as cores azuis.

Deficiência parcial:

Protanomalia (Vermelhos): protanomalia caracteriza-se pela deficiência parcial nos cones vermelhos. Todavia, enquanto na protanopia existe deficiência total, na protanomalia existe apenas deficiência parcial.

Deuteranomalia (Verde): Porém, enquanto na deuteranopia existe deficiência total, na deuteranomalia existe apenas deficiência parcial.

Tritanomalia (Azul):tritanomalia é a deficiência parcial nos cones azuis. Todavia, enquanto na tritanopia existe deficiência total, na tritanomalia existe apenas deficiência parcial.

Causas e Tratamento:

O daltonismo é uma condição genética> hereditária comum (herdado), isto é, significa que é normalmente transmitido pelos pais. O daltonismo também pode ser causado por danos físicos ou químicos nos olhos, nomeadamente na retina ou nervo ótico, ou de partes do cérebro. Doenças como  diabetes e a esclerose múltipla, entre outras doenças são também possíveis causas do daltonismo.

Atualmente, o daltonismo não tem cura, mas a comunidade científica tem avançado consideravelmente em técnicas e ferramentas paliativas para dar uma qualidade de vida maior a todos que são afetados pela condição, como a criação de lentes específicas que auxiliam na visão e percepção de cores ou filtros coloridos com a cor específica para a pessoa, o que definitivamente auxilia em atividades profissionais.

Vá até um Oftalmologista Docctor Med e faça seu teste de daltonismo!

Docctor Med. Consultas médicas e exames acessíveis para toda a família.

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

três − 2 =