10 alimentos indicados para o consumo no VERÃO

10 alimentos indicados para o consumo no VERÃO

Todos nós já ouvimos falar que: “Verão é época de comidas leves”. Bom, ouvir já ouvimos, mas não é sempre que seguimos essa orientação. Muitas vezes falta informação para que possamos fazer essa chamada “alimentação leve”.

Mas primeiramente temos que entender que essa informação está correta, e não, não é uma questão de escolha ou gosto pessoal, ao contrário é química e biológica. Uma das justificativas para que consumamos tais alimentos é a própria temperatura corporal, em torno dos 36ºC e que é mantida através do consumo menor (no verão) ou maior (no inverno) de calorias. Menos consumo, menos ingestão também. Por outro lado, quanto mais comemos e quanto mais consumimos calorias, mais sangue é deslocado para o aparelho digestivo, causando cansaço, tontura ou sono.

Portanto, quanto mais leve e facilitada for a digestão melhor o organismo funciona no calor. Qualquer indisposição deve ser levada ao seu médico, mas se você investir em uma alimentação leve e balanceada, as chances de você se sentir mal serão reduzidas.

Listamos 10 alimentos que você não deve deixar de ingerir neste verão.

  1. Frutas

Na sobremesa, no lanche até nos próprios pratos, as frutas são um alimento maravilhoso no calor, cada qual com sua característica. Melancia, melão, laranja e tangerina são ótimas opções nos dias muito quentes. Já para recompor o potássio substância geralmente perdida pelo suor recomenda-se a banana, uva e abacate.

  1. Água de coco

Uma excelente alternativa aos refrigerantes, a água de coco é rica em potássio além de ser saborosa. Ótima para repor eletrólitos perdidos com o suor e não engorda.

  1. Pão e biscoito integral

Não tire os carboidratos da sua dieta, eles são importantes fonte de energia para o perfeito funcionamento do organismo, mas dê preferência aos grãos integrais e em quantidade moderada.

  1. Saladas

Leves, saborosas e coloridas elas ajudam o organismo a trabalhar melhor. Pode ser consumida sem receio.

  1. Frutos do mar

Sempre com cuidado com a procedência e o armazenamento, os frutos do mar também são ricos em proteínas. Dão sensação de saciedade, são ricos em antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres – responsáveis também pelo envelhecimento precoce das células agravado pelo sol – e são uma delícia também em saladas.

  1. Picolés de frutas

Delícia refrescante em todas as idades, o picolé de fruta é saudável e ajuda a baixar a temperatura do corpo quando está muito calor. É também uma boa forma de incentivar o hábito das frutas na garotada.

  1. Smoothies

A bebida gelada feita com iogurte e frutas praticamente não tem gordura – principalmente se feita com iogurte natural – é gostosa e rica em vitaminas. Faça do sabor que mais gostar.

  1. Grãos e sementes

Grãos e sementes são ricos em fibras e dão sensação de saciedade, deixam os lanches mais gostosos e ainda possuem vitaminas. Uma dica é usa-los juntos com as saladas.

  1. Suco de soja

Com ou sem frutas, eles são uma delícia, sendo também uma ótima alternativa para a hidratação o verão.

  1. Carnes magras

As carnes magras devem ser consumidas principalmente por quem não abre mão da malhação devido as suas proteínas de alto valor biológico. Opte pelos grelhados e assados ao invés dos fritos.

O nutricionista é o profissional mais indicado para fazer um plano alimentar perfeito para você e sua família atravessarem os meses de verão com saúde e qualidade de vida.

Agende já a sua consulta!

 

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

sete + 13 =