Sinais que indicam problema na audição infantil

Sinais que indicam problema na audição infantil

A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo, ou seja, tão logo a criança for capaz de interagir através do olhar.

Embora o bebê possa ouvir sons antes mesmo de nascer é em poucas semanas após ter nascido que a capacidade auditiva da criança deve ser testada. O teste de audição é vital já que as crianças aprendem a linguagem ouvindo, e a maioria do desenvolvimento da linguagem infantil ocorre nos primeiros dois anos da sua vida.

O cuidado com a saúde auditiva não costuma fazer parte do check up de rotina que os pais fazem com as crianças. Estudos provam que os ouvidos estão cada vez mais expostos a ruídos nocivos, então é importante ficar bastante atento a questão da audição dos seus filhos.

Além disso algumas pesquisas alertam que pessoas com menos de 30 anos estão apresentando problemas auditivos antes mesmo dos seus pais e avós. Isso tem relação com a evolução da tecnologia e com os novos estilos de vida adotados. Os pais devem estar atentos a alguns detalhes para acompanhar a saúde auditiva de seus filhos.

Veja alguns sinais que indicam problema na audição infantil:

–  não reage a barulhos fortes

–  não atende quando é chamado pelo nome

–  pede para aumentar o som da TV, computador ou telefone com frequência

–  se mostra “avoada”

–  dificuldade em manter a atenção

–  parece irritada e dificilmente faz vínculos com outras crianças

–  prefere brincar sozinha

–  dificuldade na alfabetização

–  troca de fonemas na escrita

–  dificuldade de aprendizado em geral

Se um problema de audição não for detectado até ela entrar na escola, ela já terá seu desenvolvimento psicológico totalmente comprometido.

Agende já a sua consulta!

 

 

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

19 − dezessete =