Alimentos mais indicados após uma atividade física.

Alimentos mais indicados após uma atividade física.

Todos sabemos da importância da uma alimentação equilibrada para que tenhamos uma vida saudável. Mas a alimentação equilibrada também é necessária para quem deseja um corpo saudável, principalmente quando falamos dos praticantes de atividades físicas.

Um dos maiores erros que encontramos é das dietas extremamente rigorosas que algumas pessoas fazem, principalmente para perder peso, onde determinados grupos de alimentos são retirados do cardápio habitual.

Combinar um bom cardápio com exercícios físicos é o método perfeito para alcançar o seu objetivo. Por isso, é importante saber o que comer antes e depois dos treinos.

No nosso post de hoje vamos explicar e listar os alimentos mais indicados para consumir após a atividade física. São eles:

Proteínas

As proteínas são responsáveis pela recuperação muscular e podem reparar possíveis danos nos tecidos. Você já deve ter escutado falar do famoso Whey Protein que aquele seu amigo da academia vive tomando né? Pois então, não é à toa, o produto nada mais é que um suplemento proteico derivado da proteína de soro de leite extraído através de um processo especial, você pode consumi-lo na versão em pó em shakes ou em uma barrinha proteica. Carnes brancas, como frango e peixe que são ricos em aminoácidos e ovo também são uma ótima opção.

Frutas

Melancia, damasco e banana são grandes aliadas da recuperação muscular. A quantidade de açúcar presente nessas frutas ajuda a repor as reservas de glicose do corpo. O mais recomendável é comê-las frescas e não em sucos ou shakes. Lembre-se de consumir a fruta com casca (quando for possível, claro), já que é nessa parte que encontramos a fibra.

Sementes

Esses super alimentos contêm fibra, proteínas e gorduras boas. Linhaça, semente de girassol e chia aumentam a força e o rendimento aeróbico e além de tudo são ricas em ômega 3, além de ter ação anti-inflamatória, previnem problemas articulares e dores musculares.

Não se esqueça da água

Muitas pessoas gostam de bebidas isotônicas para repor as energias depois de uma atividade física. Mas essa nem sempre é a melhor escolha. É verdade que esse tipo de bebida ajuda a repor os nutrientes do corpo, mas caso o exercício tenha duração inferior a uma hora, o ideal é beber água. Isso porque a segunda alternativa não acrescentará calorias à dieta e tem poder de hidratação mais rápido.

Uma alimentação para cada objetivo

Se a sua meta é ganhar força muscular, aposte nas proteínas fáceis de digerir e com quantidade mínima de açúcar para continuar o estímulo dos músculos, mesmo parados. O mais recomendável, nesse caso, é comer um ovo cozido, uma bebida proteica ou um sanduiche natural de atum, por exemplo, 30 minutos depois do exercício.

É importante ter em mente a sua meta quando escolher o que comer depois do treino. Uma alimentação para perder peso e gordura corporal não é a mesma de quem quer ganhar massa muscular. Se quiser emagrecer o ideal é beber água e esperar uma hora após o exercício antes de comer. E quando chegar a hora da refeição, escolha alimentos de baixo índice glicêmico, que demoram para serem digeridos

Mas lembre que a melhor e mais correta maneira de ter uma alimentação de acordo com a sua vida e suas metas é consultado um nutricionista qualificado.

Agende já a sua consulta!

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

19 − um =