A importância do Clínico Geral na saúde da família

A importância do Clínico Geral na saúde da família

Os avanços das pesquisas na área médica têm provocado uma crescente formação de profissionais em área específicas, enfocando aspectos cada vez mais pontuais do organismo humano. Se por um lado, traz progressos no tratamento das doenças, por outro gera deficiências na primeira e crucial etapa de todo atendimento médico: o DIAGNÓSTICO. Isso porque, em muitos casos, os especialistas tendem a relacionar os sintomas de seus pacientes somente com as doenças que pertencem a seu campo de atuação.

Ai a importância do Médico Clínico Geral. Por ter uma visão mais global do organismo humano e das patologias que o afetam, ele se torna o profissional da Medicina com o melhor preparado para proceder a diagnósticos.

O Clinico Geral é um profissional que possui características únicas que o torna essencial. Atuando em áreas tradicionais especialmente nos programas públicos de atendimento à família, o clínico geral é o médico que, por excelência, enxerga o paciente como um todo, e encaminha ao especialista somente quando for realmente necessário. É o médico ao qual as pessoas fazem o seu check-up e que são acompanhadas ao longo da vida, e por isso tem uma grande possibilidade de conhecer bem o seu histórico psicológico, social e familiar.

Ele pode auxiliar o paciente a entender melhor a conduta dos especialistas, esclarecendo também dúvidas sobre o uso de diversos medicamentos receitados por eles.

O clínico geral também é muito importante para doentes complexos, que necessitam do acompanhamento de vários especialistas. Ele coordena as ações entre eles, informando-os sobre as condições do paciente, integrando condutas e medicações.

Antigamente muitos chamavam o clinico geral de “médico da família”. Esta função, que havia quase desaparecido da prática médica nas últimas décadas, está ressurgindo, principalmente em programas de saúde estatais e municipais.

Lembre que quanto mais cedo for feito qualquer tipo de diagnóstico maior é a chance de cura.

Agende já a sua consulta!

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

15 − quatro =