“Sarcopenia” a perda de massa muscular na terceira idade.

“Sarcopenia” a perda de massa muscular na terceira idade.

 

A medida que o tempo passa e envelhecemos, sofremos um processo de diminuição da nossa massa muscular. Essa é uma condição que ocorre em razão de um processo chamado “Sarcopenia”.

Sarcopenia é uma condição médica que se refere à perda degenerativa da massa muscular esquelética e da coordenação, geralmente como resultado do processo de envelhecimento. Deficiências em proteínas e alterações da concentração hormonal são geralmente vistos como as causas específicas da sarcopenia.

A “Sarcopenia” é marcada quando, além da perda de massa muscular também ocorre a diminuição da força. Esse processo é ocasionado por uma variedade de fatores, como: decréscimo do número de fibras musculares, atrofia das fibras musculares, sedentarismo, além dos fatores metabólicos, hormonais e etc.

Já sabemos que a perda de massa muscular é um processo comum a partir de determinada faixa etária, normalmente após os 50 anos (pode iniciar antes), mas, é na faixa dos 60 anos que ela se torna clinicamente perceptível e suas consequências começam a incomodar no dia a dia, quando uma simples atividade física banal, como por exemplo, subir escadas ou ir à padaria, se torna um “sacrifício”.

O que podemos e devemos fazer para retardar a perda de massa muscular na terceira idade?

A atividade física juntamente com uma boa alimentação são a chave para essa pergunta. Mas não é necessário treinos intensos e, sim, a repetição de esforços moderados, mantendo essa frequência por duas ou três vezes na semana. A alimentação deve ser rica em proteínas de qualidade, pois contribuem para a massa muscular. No entanto, é comum o idoso perder a capacidade de mastigar e o paladar para as carnes.

Existem alterações em nosso corpo que são inevitáveis, mas para enfrentar essa situação tenha sempre uma alimentação saudável e consulte o nutricionista.

Agende agora a sua consulta.

 

 

 

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

um × 5 =