10 Alimentos acessíveis que fazem bem ao coração.

10 Alimentos acessíveis que fazem bem ao coração.

Conheça 10 alimentos acessíveis que fazem bem ao coração

ABACATE

O abacate pode ajudar a reduzir os níveis do colesterol ruim e elevar a quantidade do colesterol bom em seu corpo uma vez que esta Repleto de gordura monoinsaturada. Os abacates permitem a absorção de outros carotenoides, especialmente betacaroteno e licopeno, que são essenciais para a saúde do coração.

FRUTAS VERMELHAS

Morangos, amoras, framboesas, e outras frutas vermelhas, são frutas anti-inflamatórias que reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer além de serem deliciosas podem te ajudar a prevenir doenças do coração.

FEIJÃO PRETO

Feijões pretos são ricos em magnésio, ácidos graxos, cálcio, niacina, folato, e fibra solúvel, sendo assim um alimento para o coração e para a saúde de uma forma geral. Você pode adicionar o feijão cozido em saladas ou comer no formato tradicional.

CENOURAS

A cenoura é rica em beta-caroteno, alfa-caroteno e luteína, estes compostos ajudam na redução dos riscos relacionados com o coração. Além disso, a Cenoura possui alto teor de fibra solúvel que ajudam na redução do colesterol LDL(ruim) no corpo e aumenta o nível de colesterol HDL (bom). LDL é a principal razão para os acidentes vascular cerebral e os problemas cardíacos que podem ser prevenidas pela ingestão de cenoura. Seja cozida, no arroz, com carne, crua ou em saladas a cenoura é rica em carotenoide e fibras e pode ser consumida sempre. Também pode ser consumida ralada sobre o macarrão ao sugo ou integrar sobremesas como o bolo de cenoura caseiro.

BATATA DOCE

Também repleto de beta-caroteno, vitaminas A, C e E e fibras, a batata doce é um ótimo alimento para comer pura no lanche da tarde ou em receitas especiais.

LARANJA

Rico em beta-cripto xantina, betacaroteno e alfa caroteno, luteína (carotenoides) e flavonas (flavonoides), vitamina C, potássio, folato e fibra. O ideal é ser consumida pura ou no suco de laranja para obter ao máximo todos os seus benefícios.

TOMATE

Rico em betacaroteno e alfa caroteno, licopeno, luteína (carotenoides), vitamina C, potássio, folato e fibra, o tomate é um alimento que cai bem com várias comidas, seja na forma de molho, suco de tomate, como salada ou integrando lanches saudáveis. 

MAÇAS

A maça é um alimento bom para o coração devido a alguns compostos como flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol ruim e impedem a formação de placas nas artérias. As maçãs também possuem vitamina C e pectina, uma fibra solúvel.

BANANA

Uma banana tem 422 mg (cerca de 12% de sua dose recomendada diária) de potássio. Comer banana é muito bom para quem sofre de problemas no coração. Quando consumida entre as refeições, a banana ajuda a manter o nível de açúcar no sangue, além de normalizar o batimento cardíaco. O alto teor de potássio e pouco sódio diminui a pressão arterial e reduz o infarto em 40%., potássio das bananas ajuda a manter a função normal do coração e o equilíbrio do sódio e da água no corpo. O potássio ajuda os rins a excretar o excesso de sódio  contribuindo assim para a pressão sanguínea saudável.

PIPOCA

Segundo um estudo realizado na Universidade de Scranton, na Pensilvânia, o grão de pipoca integral é rico em fibras e antioxidantes, que fazem bem ao coração. Porém, a pipoca aprovada pela pesquisa não é feita com uma quantidade mínima de óleo, pouco sal e pouca manteiga pois com esses ingredientes em excesso a pipoca acaba sendo prejudicial a saúde. Para um preparo mais saudável  a sugestão é por o milho em um saco de papel, fechar e levar ao micro-ondas. A pipoca estoura da mesma forma.
Assim, mais pura, ou com uma pequena quantidade de sal, ela pode ser aproveitada como um alimento para ser comido sem culpa.

Tenha sempre uma alimentação saudável e agende sua consulta com o cardiologista.

 Agende já a sua consulta! 

check-up saúde cardiológica

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

nove − 7 =