Como funciona uma franquia de clínica médica popular?

Como funciona uma franquia de clínica médica popular?

Gastos com consultas médicas e com exames podem representar um grande rombo no orçamento de quem não possui plano de saúde ou que não pode aguardar a fila de espera do SUS. Os valores cobrados por grande parte das clínicas e hospitais costumam ser altos e, normalmente, as despesas precisam ser pagas à vista, o que pode ser ainda mais agravante para quem precisa de um volume alto de exames e atendimentos.

Nesse cenário, uma tendência que tem ganhado cada vez mais força são as franquias de clínicas populares, que atendem a população com preços módicos sem abrir mão da qualidade do serviço. A evasão dos planos de saúde, que deve em grande parte ao desemprego e à consequente perda de planos corporativos, é um dos maiores fatores que tem impulsionado o sucesso das clínicas populares. Com isso, o volume de pessoas que recorrem aos serviços públicos tornou-se ainda mais inchado e as filas ainda maiores.

“Mantemos um preço médio de R$ 60 em nossas consultas e exames, que é um valor bastante baixo quando comparado a outras clínicas e que consegue se encaixar no bolso dos pacientes”, afirma Geilson Silveira, sócio da Rede de Franquia da Saúde !link Docctor Med www.docctormed.com.br, que possui 46 centros médicos em 14 estados brasileiros.

Ainda não existem dados específicos sobre a expansão das clínicas populares no Brasil, mas ao crescimento é bastante óbvio, tanto pela quantidade de novas clínicas que estão surgindo para atender à crescente demanda quanto pela alta procura que todas elas expressam. De acordo com dados do Censo 2013, cerca de 70% da população brasileira não possui um plano de saúde, o que permite concluir facilmente que o SUS não possui capacidade para atender a todos e faz com que muitos migrem para os atendimentos populares.

Como funciona?
A clínica popular opera praticamente como qualquer outra, só que oferece preços abaixo da tabela. Os franqueados disponibilizam os serviços e ganham taxas proporcionais aos serviços prestados, da mesma forma como acontece quando se atende por um plano de saúde, por exemplo.

A maior parte das clínicas possui um certo nível de especialização. Algumas delas, por exemplo, segue um padrão norte-americano de atendimento e realiza agendamento de consultas – as pessoas esperam por ordem de chegada e recebem o diagnóstico imediato para questões como gripes, viroses, infecções etc. Já outras operam mais no modo consultório e focam as atividades em consultas com exames e acompanhamentos de condições crônicas e outros tratamentos.

Além dos preços, outro atrativo das clínicas populares é a agilidade dos serviços. As clínicas de atendimento são ótimas alternativas para doenças e enfermidades do dia a dia para quem não quer enfrentar o alto tempo de espera de um pronto-socorro público, em que emergências sempre têm prioridade. No caso dos atendimentos clínicos, a possibilidade de realizar os exames no mesmo local também ganha pontos aos olhos dos pacientes que querem resolver todas as pendências rapidamente.

Ao contrário do que muita gente pensa, essa alternativa não traz prejuízo para os médicos franqueados. Com o alto volume de atendimentos, é possível atender a uma boa quantidade de pessoas e conseguir cobrir o valor mais baixo com a quantidade de consultas e exames. A relação custo-benefício, muitas vezes, é mais vantajosa do que a de um consultório particular, já que nesse cenário os médicos precisariam arcar com todas as despesas do estabelecimento e ter que lidar individualmente com meses de menor procura e atendimentos insuficientes.

Uma outra vantagem é o fato de que uma clínica popular pode ser franqueada por qualquer pessoa, e não somente por profissionais da saúde. Ou seja, um empresário, investidor ou administrador pode montar a sua clínica e lidar pessoalmente com as questões financeiras e organizacionais do negócio, eliminando a necessidade de o próprio médico ter que lidar com problemáticas administrativas que não fazem parte de sua área de formação e atuação.

Quer conhecer melhor os serviços prestados pela Docctor Med? Acesse o site www.docctormed.com.br e confira qual das clínicas franqueadas estão mais próximas de você e quais as especialidades que atendem nos centros médicos.

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

16 − 2 =