10 Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim

10 Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim

 

Os 10 melhores alimentos que você pode incluir na sua alimentação para ajudar a reduzir o colesterol LDL são:

(LDL = colesterol ruim  HDL=colesterol bom)

     1. Vegetais (Especialmente Verdes)

Sem dúvida os vegetais são poderosos anti-inflamatórios e antioxidantes alimentares.

Eles combatem os danos do radical livre, retardam o processo do envelhecimento e mantêm as artérias flexíveis e saudáveis.

Muitas folhas verdes escuras, como espinafre e couve, contêm poucas calorias, mas oferecem proteção contra ataques cardíacos, ajudando as paredes da artéria a ficarem livres do acúmulo de colesterol.

Enquanto quase todos os tipos de vegetais são uma boa escolha; a beterraba, cebola, repolho, brócolis e alcachofras são especialmente úteis para aumentar a ingestão de fibra e proteger a saúde do coração.

  1. Nozes

Nozes de todos os tipos são uma boa fonte de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas saudáveis. Elas também fornecem uma quantidade decente de fibra.

As amêndoas fornecem flavonóides antioxidantes, compostos à base de plantas que melhoram a saúde das artérias e reduzem a inflamação.

Estudos mostram que as nozes podem diminuir o “mau” colesterol (LDL), especialmente em indivíduos com colesterol elevado e diabetes.

Elas ajudam a evitar danos de formação dentro das paredes da artéria e protegem contra o acúmulo de placa de colesterol perigoso, além de combater o ganho de peso e obesidade.

  1. Azeite

O azeite é também um poderoso anti-inflamatório, repleto de ácidos gordos monoinsaturados saudáveis para o coração que diminuem o colesterol LDL.

Use o azeite extra virgem para fazer molhos de salada caseiros, adicione às carnes e legumes.

  1. Abacates

Os abacates são uma das melhores fontes de gordura monoinsaturada saudável para o coração, o tipo que pode ajudar a aumentar o colesterol HDL e reduzir o LDL.

Os abacates também contêm altos níveis de fibra solúvel e estabilizam os níveis de açúcar no sangue, além de fornecer fitoquímicos anti-inflamatórios.

  1. Salmão

O salmão é uma das melhores fontes de gorduras ômega-3 anti-inflamatórias, que está ligada a taxas mais baixas de doenças cardíacas, distúrbios cognitivos, depressão e muitas outras condições.

Outras fontes de ácidos graxos ômega-3 incluem peixes como sardinha, cavala e arenque.

  1. Chá Verde

chá verde é considerado a bebida número um para a prevenção do envelhecimento. É uma fonte rica em antioxidantes que combate o câncer, e melhora a saúde do coração, pois previne níveis altos de colesterol LDL.

Estudos epidemiológicos sugerem que beber chá verde pode ajudar a reduzir a aterosclerose e risco de doença cardíaca, reduzir a pressão arterial, reduzir a inflamação em casos de artrite e também melhorar a densidade óssea e função cerebral.

  1. Feijão e Leguminosas

Feijões são ricos em fibra, o que retarda a taxa e a quantidade de absorção de colesterol. Eles também contêm antioxidantes e minerais benéficos que suportam a circulação do sangue saudável.

  1. CúrcumaA cúrcuma é uma especiaria que combate a inflamação.

    Os benefícios da cúrcuma incluem a redução do colesterol, a prevenção de coágulos, o combate à vírus, o aumento da saúde imunológica, o equilíbrio de hormônios e muito mais. A cúrcuma contém o ingrediente ativo chamado curcumina, cujos efeitos anti-inflamatórias têm sido estudados.

    1. Alho

    O alho é um dos ingredientes saudáveis mais benéficos ao coração.

    Pesquisas mostram que o consumo de alho reduz o colesterol, previne coágulos de sangue, reduz a pressão arterial e protege contra infecções.

    • Batatas DoceAs batatas doces são ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes.

      Elas também possuem poucas calorias e baixo índice glicêmico, o que significa que elas irão provocar um pico de açúcar no sangue.

       

       

    • Evite o consumo de alimentos industrializados e açucarados.

      Consulte o seu médico para mais orientações.

      A Dcctor Med cuida de você e de toda sua família com carinho!

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