Você sabe quais são as principais taxas cobradas em uma franquia?

Você sabe quais são as principais taxas cobradas em uma franquia?

Muitos empresários que estão ingressando no mercado de franquias acabam ficando com dúvidas a respeito das taxas que envolvem o sistema. Veja quais são as principais taxas cobradas em uma franquia e entenda sobre o que se tratam:

Taxa de Franquia

É um valor fixo e único, que corresponde à concessão de uso da marca pelo franqueado. O valor faz parte do investimento inicial para abertura da franquia e consta na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Essa taxa remunera a franqueadora em licença de direito de uso da marca, capacitação inicial do franqueado e de sua equipe antes da inauguração e transferência de know-how.

Antes da abertura, o franqueado recebe as orientações quanto ao sistema de gestão, os fornecedores da rede, a reforma e as instalações da unidade, identidade visual e todos os outros aspectos e informações que o franqueado precisa saber para colocar o negócio em funcionamento.

Royalties

Os royalties são taxas mensais cobradas do franqueado para a utilização da marca e do know-how do franqueador até o final da vigência do contrato.

A maneira de calcular a taxa de royalties varia de acordo com o tipo de franquia. As franquias de serviço e aquelas que não fornecem produtos às unidades cobram entre 4% e 10% do faturamento bruto de cada franqueado.

Fundo de Propaganda

A Taxa de Propaganda e Promoção corresponde a um valor arrecadado mensalmente pelo franqueador para investir em ações institucionais que promovam a marca.

São utilizadas estratégias publicitárias e de marketing para esse fim. A divulgação não é voltada para nenhuma unidade específica da franquia, mas para toda rede. Geralmente, o valor da Taxa de Propaganda e Promoção varia em torno de 2% a 5% do faturamento bruto de cada unidade. Também pode ser estabelecido um valor fixo mensal.

Fonte: Revista Exame

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

18 − dois =