Dicas de saúde para proteger a pele no verão

Dicas de saúde para proteger a pele no verão

Curtir o verão com tudo o que ele tem a oferecer, como sol, mar e calor, também pede uma série de cuidados. A radiação solar deixa a pele ainda mais suscetível ao envelhecimento precoce e outros problemas. Para não ter que resistir às atividades ao ar livre, é preciso saber o que fazer para proteger a pele.

Confira algumas dicas para aproveitar a estação mais quente do ano:

Roupas e acessórios:

É importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois estes acessórios retêm cerca de 90% das radiação UV. Evite a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão). Os óculos de sol, são acessórios importante que previnem cataratas e lesões á córnea.

Filtro Solar:

Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia; e o FPS 30 ou superior é ideal para uma exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.).

Aplique generosamente o filtro solar, 20 a 30 minutos antes de sair ao sol. Este é o tempo necessário para a estabilização do protetor solar na pele, de modo que sua ação ocorra com maior eficácia. Faça isso de preferência em casa, sem pressa. Lembre-se de reaplicar o filtro a cada 2 horas ou após mergulhar.

Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele sensível da criança, de preferência os filtros físicos. Você pode pedir orientação a um pediatra ou a um dermatologista sobre qual o melhor tipo para cada caso. É preciso que as crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente, pois 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre na faixa entre 0 e 20 anos.

 

 

Adicionar Comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

19 + 7 =